Ave pescando

Já tem quase um ano que tirei esta foto, na fóz do rio Itajaí (Navegantes – SC). Havia um monte desses bichos voando en círculos e dando razantes no rio para pescar e caçar insetos. Quase fique zonzo tentando enquadrar um. O resultado foi esse aí em cima.

O meu amigo Thiago, que me hospedou na cidade ficou muito impressionado com a ave. Ele já mora lá há alguns anos e nunca vira esse ser branco de testa preta e bico vermelho antes daquele dia. Perguntei o nome da criatura, e a resposta foia esperada: um sem graça “sei lá”.

Ontem a noite, enquanto separava minha roupa para hoje e curtia a minha “síndrome depressiva do Fantástico”, entre uma olhada e outra para a tela lá estava a ave da foto. Um nome foi dito rapidamente: “réis do ártico”. Larguei o que estava fazendo e lancei uma busca na Wikipedia. Resultado: Sterna paradisaea ou popularmente conhecido como “Andodorinha-do-mar-Ártica” ou “Trinta-Réis-Ártico”.

Pelo nome fica claro que ele não estava no lugar certo, e nem na época certa. A andorinha-ártica (a chamarei assim para facilitar), como o nome sugere, vive no norte da Europa e na Groenlândia. Quando é inverno por lá, ela desce até a Antártida para “curtir o calor do Sul”. Mas sempre retorna para passar o verão Norte e procriar. É a ave que percorre a maior distância migratória de invernada, quase de polo a polo.

A foto foi tirada em junho do ano passado. Mas não estava nem um pouco frio lá em Santa Catarina. Talvés o calor atípico fizera o bando de andorinhas achar que ainda não era a hora de voltar para casa. O Aquecimento Global pode estar influenciando o ciclo migratório e reprodutivo desta espécie? Acho bem provável.

E como posso garantir que esta é a Andorinha-do-mar-Ártica? Simplesmente porque esta espécie não possui subespécie. Ou seja ela é inconfundível.

Curiosamente, um dia antes, não me lembro em que programa ou canal, descobri também o nome desta ave (abaixo): maçarico.

Passarinho na praia

Também registrada no litoral de Santa Catarina (em Itapema). Esta subespécie não consta na Wikipedia. Então “dei um Google” para descobrir o nome exato desse bicho: maçarico de coleira. Não consegui tantas informações sobre ela quanto consegui sobre a andorinha-ártica. Só sei que é outra ave do hemisfério Norte que também vem passar o inverno na América do sul.

Como disse, descobri o nome do maçarico um dia antes do nome da andorinha. Curiosamente fotografei o maçarico um dia depois da andorinha. Tive mais facilidade para registra o pássaro na areia. Mas conseguir informações sobre o pássaro em voo foi muito mais fácil.