Se você olhar o mapa da Europa, verá que existe uma região russa, expremida entre a Polônia e a Lituânia, totalmente desconectada do resto do país. Este lugar hoje se chama Kaliningrado e é um pedaço do mundo que sobrou após a II Guerra Mundial, quando quando os vencedores redesenharam as fronteiras da região. Parte da antiga Prússia Oriental, foi incorporada à União Soviética, foi herdada pela Rússia nos anos 90 e é  candidata a receber uma das sedes da Copa do Mundo em 2018.

A capital da região, também chamada de Kaliningrado, e antes da Guerra era conhecida como Königsberg.  Fundada em 1255, a cidade possuía sete pontes que deram origem a uma questão matemática que durou quase 500 anos: existe um caminho pela cidade, no qual seja possível atravessar as 7 pontes sem repetir nenhuma?

Em 1736, o matemático suíço Leonard Euler respondeu este enígma. E esta solução deu origem ao primeiro Grafo da história. A Teoria dos Grafos explica as relações entre os elementos de um conjunto, por exemplo: quantos apertos de mão diferentes são possíveis entre um grupo de cinco pessoas?

A resposta é difícil de ser encontrada, pois trata-se mais de lógica do que de tentativa e erro. Será que alguém descobre?

Comentários

  1. Thiago disse:

    Boa noite, acabei de descobrir a resposta, infelizmente não por mim mesmo, mas pela internet mesmo. Interessante, não vou colocar aqui, assim pelo menos cada pessoa tem que ter o trabalho de procurar na rede. Bons tempos aqueles em que a gente só dependia da gente. Hoje a gente só depende do Google…

    1. JODF disse:

      Você achou a resposta no Wikipedia ou em outro site?

  2. Thiago disse:

    Achei na Wikipédia e em um outro site, que não me lembro agora.