“A Bauhaus foi fundada na República de Weimar”.

Mas afinal, o que significa isso? Por muito tempo esta afirmação pareceu-me muito óbvia. Realmente a primeira sede da escola foi numa casa na cidadezinha de Weimar. E como são muito comuns, no velho continente, regiões autõnomas que são verdadeiros países dentro de outros países. Ou minúsculas nações espremidas entre outras nações, como Andorra, Luxemburgo, San Marino ou Mont Carlo.

 Outro dia resolvi procurar num mapa alemão onde está esta tal “República de Waimar”. Não achei. Resolvi procurar num mapa do período entre as guerras, mas também não constava.

A cidade sim, Weimar, existe e fica na região da Saxônia (onde estão as reízes do idioma alemão e do idioma inglês), localizada ao leste e integrou a Alemanha Oriental (comunista).

Mas então quando se afirma que “a Bauhaus foi fundada na República de Weimar”, quer-se dizer o que?

Próximo ao fim da Primeira Guerra Mundial, os militares alemães entregaram o comando da nação a civis, logo após a fuga do Kaiser. O intuíto das forças armadas foi colocar o novo governo para negociar uma rendição do país (de maneira humilhante) com as forças inimigas.

O Tratado de Versalhes impôs uma série de restrições ao crescimento do país. Na prática, a Alemanha, ficava impedida de se desenvolver economicamente, o que levou a muito descontentamento popular. Consequentemente, houve a ascensão do Partido Nazista, e todas as desgraças decorrentes da Segunda Guerra Mundial.

A República de Weimar existiu entre 1919 e 1933. Foi neste período que foram adotados a bandeira e o brasão utilizados pela Alemanha Ocidental e pela Alemanha Unificada. Berlim se tornou capital nacional pela primeira vez nesta esta época.

E então, onde o que Weimar tem a ver com a República? Foi naquela cidade que os militares assinaram a constituíção que instituiu o governo civil pós guerra, em 1918.

A Bauhaus foi fundada em 1919, na mesma cidade de Weimar, e foi definitivamente fechada em 1933, na capital Berlim. Então, ela não só foi fundada na República de Weimar, como morreu junto com este período.