Falar por si mesmo já é uma coisa complicada. Quantas pessoas você pergunta se tem Orkut lhe respondem “tenho mas quase nem entro”? Quantos amigos seus ameaçam escrever um blog, mas nunca começam?

Imagine então falar oficialmente em nome de um grupo. Ser responsável por externar tudo o que um coletivo pensa e faz. Tomando sempre o cuidado para sua voz não se sobrepor às dos demais. Levar a culpa por informações imprecisas, mas nunca a glória pelos acertos.

Pois é… Se conseguiu responder todas essas questões, então por favor me explique:

O que leva uma pessoa a falar em nome de uma entidade a qual ela não representa? Se já é uma tarefa ingrata quando feita oficialmente, por quê assumir essa “bucha”? Seria oportunismo, vaidade ou sadismo?

Alguém criou um Twitter falso da ADG (Associação dos Designers Gráficos), twitter.com/adgbrasil. Mas a página oficial na comunidade é twitter.com/adgbr.

Mesmo que eu não aprove a atual diretoria da entidade, não posso consentir com alguém usurpando o nome da ADG. Se é alguém que também discorda da gestão vigente, que inscreva sua chapa para as eleições. O prazo termina segunda-feira.

Estendo este protesto a todos que se fazem passar por outras pessoas ou entidades em qualquer comunidade virtual, chat ou mesmo em material impresso: Se querem aplicar seus golpes, tudo bem… Nem todo mundo aprende honestidade em casa. Mas até bandido precisa ter caráter.