Quando a bebida é boa até as letras ficam felizes
Ontem a noite, no canal National Geographic, eu assistia um episódio da série Mega Fábricas que mostrava a linha de produção da cervejaria holandesa Heineken. O programa abordava a receita do produto, o envasamento, a logística, o consumidor final, a internacionalização da empresa, a história, o rótulo e a marca.
E sobre a marca, falaram sobre a cor verde, a estrela vermelha e a inclinação da letra “e”. Como assim a inclinação da letra “e”?
Um século depois da fundação da cervejaria, sob o comando do neto do seu criador, Freddy Heineken, a empresa começou a investir em marketing e identidade visual. Foi quando se adotou a garrafa verde, entre outras mudanças. Mas a mais subjetiva delas aconteceu no elemento nominativo da marca, ou seja, na palavra “Heineken”.
Olhando a rapidamente é um detalhe pequeno, facilmente desprezado. Mas as três letras “e” foram levemente rotacionadas no sentido anti-horário para “sorrirem”. Como assim? Buscando uma forma de enfatizar as qualidades de seu produto através da marca, Freddy e sua equipe de marketing perceberam que a letra “e” parecia uma cabeça humana. E como tal poderia se expressar emotivamente. Então começam a experimentar:
- Girando a letra no sentido horário, ela ficava cabsbaixa e, consequentemente, deprimida.
- No sentido anti-horário, surgia um sorriso no “e”. Mas, após um certo grau de rotação, a letra perdia leiturabilidade.
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Então foi só determinar o ponto de rotação certo para fazer a letra “sorrir”, sem que ela perdesse sua identidade como “e”.
E se você nunca percebeu isso, não se preoculpe que a culpa não é do álcool na garrafa. Esse tipo de detalhe é realmente sutil e feito para se percebido apenas pelo subconsciente. É uma mensagem subliminar que lhe transmite a alegria de tomar uma Heineken.
E uma última curiosidade: Eu não bebo nenhum tipo de álcool.
Muito interessante esse artigo, nunca tinha reparado nas letras sorridentes. Agora preciso de uma Heineken…kkk. Mas vc podia experimentar uma hein? Abração
Você ficaria surpreso em perceber o quanto essas coisas passam despercebido. Dependendo do grau de indução que esse tipo de mensagem passa é até proibido usar em propagandas.