Em baixo desses cobertores, a ciclovia já foi concretada.Os cobertores na na foto ao lado cobrem concreto fresco. Eles não estão ali para aquecer, mas para manter a umidade. O grosso tecido é molhado de tempos em tempos para garantir uma boa cura ao cimento despejado no local.

 A mancha vermelha ao lado da concretagem não é “desperdício de tinta”, como afirmou Cesar Tralli. Também não é lama ceda terra roxa (ou “roja”). O que sujou as pistas da avenida foi resíduo do concreto do canteiro central. Isso mesmo: concreto vermelho. Jogaram corante na betoneira.

Como eu disse semana passada, a ciclovia da Paulista não será feita apenas pintando o asfalto de vermelho. Ela nem será no asfalto e muito menos pintada. Ela será de concreto vermelho e ficará elevada em relação ao leito carroçável. Isso a tornará uma intervenção permanente, uma obra definitiva. Depois de pronta, custaria muito mais caro desfazê-la.

A obra está acelerada, detonando qualquer argumento de “falta de planejamento”. Imagino que em menos de um mês a ciclovia da Paulista esteja pronta.

Por tudo isso, espero que, tanto o outono quanto o inverno, sejam bastante frios e nublados, pois parece que eu terei algo bem interessante para fazer no horário de almoço.