Logo depois que voltei de viagem, descobri uma opção light para almoçar em shoppings chamado Seletti. Os pratos lá servidos são completos com salada, carboidrato e proteína. Todas as porções são anunciadas com baixas calorias (nenhum chega a 700 kcal). Aparentemente é sem “miséria”: olha quanta comida no prato. E é tudo bem saboroso.

Quando o prato esvaziar, mostro uma fraude que descobri sábado.

De lá para cá, sempre que almoçava em algum shopping procurava a Seletti. Mesmo que eu não me sentisse saciado depois de comer, sentia que valia a pena. Achava que a minha insatisfação era fruto de pura “gordisse”.

Sábado, estava no Shopping Center Norte e almocei na Seletti. Entendi o segredo da minha insaciedade: o fundo do prato é convexo. Ou seja, o centro do prato é elevado. Um truque para parecer que tem mais comida do que realmente colocaram. Não chega a ser uma forma de bolo, mas ainda assim isso causa um efeito visual de fartura.

Este prato tem o centro elevado para parecer que tem mais comida do que realmente tem.

Não fotografei o que descobri no sábado. Na terça-feira almocei em outra loja Seletti apenas para tirar essas duas fotos.

A promessa de uma refeição com menos calorias do que gasto na esteira é tentadora. Mas agora que conheço o segredo, não sei se almoçarei novamente na Seletti.