A TelStar ganhou uma nova versão no Mundial de 1974. Seu visual icônico ficou tão manjado e copiado que na edição seguinte, a bola da Copa ganhou uma nova pintura. Doze círculos brancos, definidos por “Ys” côncavos, cercando os doze gomos pentagonais. Para evitar que a bola fosse novamente plagiada, a Adidas registrou o módulo visual, que compunha o desenho superficial da bola, como marca figurativa.

Esta nova bola ganhou o nome de Tango. Ela foi usada nas Copas de 1978 e 1982, nas respectivas versões River Plate (Argentina) e España (Espanha).

De 1986 até 1998, dentro do “Y” côncavo, foram colocados grafismos referentes aos países sede de cada edição do Mundial. E em cada Copa a bola ganhou um novo nome: Azteca (1986, México), Etrusco Unico (1990, Italia), Questra (1994, EUA) e Tricolore (1998, França).

Mas se essas bolas também são Icosaedro truncado, por que no título do post as chamei de Icosidodecaedro truncado?

Enquanto procurava uma imagem para ilustrar a TelStar, cheguei ao seu verbete na Wikipedia. Foi lá que descobri que a sua forma era a de um sólido de Arquimedes. Então cliquei em “sólido de Arquimedes”. Estes são poliedros com faces de duas ou mais formas poligonais isósceles.

No artigo havia vários exemplos de sólidos de Arquimedes, sendo um deles era este objeto rodando aí no à direita. Formado por 30 quadrados, 20 hexágonos e 12 decágonos. Não sei se o fabrica estava pensando no Icosaedro truncado quando desenhou a bola de 1978, mas achei este poliedro muito parecido com a Tango.