Estou acompanhando as fotos da aposentadoria do ônibus espacial Endeavour desde o meio do mês passado. De sua saída da Florida até a sua travessia pelas ruas de Los Angeles no último final de semana, passadando pela sua desativação num hangar no sul da California.

Isso acabou levantando uma questão: Que fim levou a Discovery?

A Discovery retornou de sua última viagem ao espaço no dia 9 de março de 2011. Ela foi a primeira dos ônibus espaciais funcionais a ser aposentado. Em 2012, passou por um processo de desativação igual ao da Endeavour e foi mandado à Washingnton.

No dia 19 de abril deste ano, a NASA trocou a Discovery pela Enterprise (protótipo para testes de voo) com o museu Aeroespacial da Fundação Smithsoniana, em cerimônia realizada no aeroporto internacional da capital dos EUA. Agora, ao invés de um protótipo novinho o acervo do museu conta com uma nave cheia de marcas e danos causados por missões espaciais verdadeiras.

Shuttle Discovery Arrives at Udvar-Hazy (201204190028HQ)

Dentre os cinco ônibus espaciais, somente a Columbia ficou mais tempo no espaço que ela. Porém é da Discovery o record de missões espaciais 34), de passageiros transportados (190) e satélites lançados (26), incluindo o Telescópio Hubble.

A Discovery ainda se acoplou uma vez à estação espacial soviética MIR e outras cinco à Estação Espacial Internacional (ISS).