O primeiro contato que tive com esta música foi através de uma versão, gravada pelos Ramones, em seu álbum de coveres  Acid Eater.  Talvez esta seja única ‘surf music’ que eu conheça que não é dos Beach Boys. (digo ‘talvez’ porque a Wikipedia atribui sua co autoria a Brian Wilson, líder dos Beach Boys).

Porém, “rastreando” a sua origem através do Napster, ainda nos anos 90, cheguei a esta versão de Surf City, da dupla Jan & Dean. Não sei nada sobre esses caras (só posso deduzir pela semelhança física que, talvés, sejam irmãos).

Embora o refrão não seja exatamente simples para, a letra possui dois versos daqueles típicos para a galera “gritar junto”: Two Girls for Every Boys e Surf City Here We Come. E assim como quase todas as poucas canções de Surf Music que conheço, é uma muito agradável de se ouvir e ótima para trilhas sonoras (apesar de nunca tê-la escutado em filme algum).

Embora, como já disse, tenha poucas referências  aprendia a apreciar Surf Music (ou Surf Rock). Um gênero, aparentemente, desprovido de fortes idealismos, agressividade, agitação, histeria e drogas pesadas de outros gêneros dos anos 60 e 70. Basicamente uma vertente do rock dedicada a falar sobre garotas, ondas e diversão.

E uma rápida observação sobre o vídeo-clip, veja a diferença de como eram feitas as coias hoje e a há cinquenta anos atrás:

desde os anos 80, cada vez mais os clips musicais se tornaram super produções quase cinematográficas, com efeitos especiais, diretor famoso, maquiagem, figurino, várias câmeras e equipes gigantescas de produção.

Na década de 1960, não tinha tudo isso. Porém o vídeo conta uma história linear que é fácil de entender e divertida de assistir.