O que não se encontra a venda na internt? Vejam o que acabei de achar a venda: Uma maquete funcional da lendária prensa de tipos móveis de Gutemberg.

O modelo em escala é totalmente funcional e desmontável. Feito em madeira maciça, é idêntica àquela que Johanes Gutenberg usou para imprimir sua famosa bíblia de 54 linhas, dando origem à era de disseminação do conhecimento. A peça mede 12,0 cm × 16,0 cm × 18,0 cm, então imagino que a única diferença para a original seja a falta dos tipos de chumbo.

Criada na década de 1450, a prensa tipográfica é consideradas por muitos (inclusive eu) como o principal invento do último milênio. Unindo técnicas de xilogravura à uma prensa para fabricação de vinho e letras feitas com uma liga de chumbo, Gutenberb desenvolveu uma forma rápida barata e eficiente de transcrever textos.

Embora há muito tempo esta seja uma tecnologia totalmente obsoleta, sua excência permanece a mesma na era digital: A partir de caracteres pré-concebidos, compor um texto que pode ser reproduzido quantas vezes forem necessárias. A diferença que hoje usamos fontes digitais OpenType e gravamos matrizes em chapas de metal ou imprimimos pequenas quantidades numa jato de tinta. E no meu caso, a invés de tinta e papel, isto que aqui escrevo, se multiplica nas telas de quem lê meu blog.

Para quem gostou da maquete,  ela está a venda no site do museu do Gutenberg (www.gutenberg-shop.de) e custa 39€90. Não sei se enviam para o Brasil.

Comentários

  1. JODF disse:

    É legal, mas também é pequena, frágil e sem vergonha, e a embalagem não a protegeria pelo resto da viagem.