Em tempos que nem o Pentágono está livre de invasões cibernéticas, recomendo a todos instalarem e manterem atualizados um bom anti-virus e um bom anti-spyware. Deixo aqui a dica de dois softwares gratuitos que uso em casa e no trabalho, muito eficientes:

Anti-vírus: virus são pequenos programas que contaminam aplicativos maiores com alguns poucos comandos, capazes de apagar dados, disparar comandos “involuntários” e se auto-duplicar e se espalhar pela web. Um anti-vírus gratuito que recomendo é o Avast. Assim que um arquivo infectado acaba de ser baixado ele já o detecta e dispara um alerta, dando-lhe opções para enviá-lo à quarentena (para ser descontaminado quando possível), excluído, tentar descontaminar ou (pra quem não for muito inteligente) ignorar (liberando o arquivo para uso imediato).

Anti-Spyware: spywares são programas espiões, que monitoram informações do seu computador repassando-as a alguém. Podem ser dados “inofensivos”, como frequência em um determinado site, músicas baixadas, imagens visualizadas, ou coisas mais complexas como dados bancários, senhas e outras informações confidenciais. Podem se instalados apartir de um arquivo baixado, um programa instalado ou mesmo um vírus. E para combater essas pragas uso o Spyware Terminato, que faz buscas diárias em em horários rotineiros, alerta quando qualquer instalação se iniciar (até mesmo as ordenadas por você), principalmente quando houver alteração de arquivos e registros do sistema operacional.

Ambos os programas acima possuem funcionalidades avançadas pagas, para quem preferir. Existem outros softwares gratuítos muito bons para essas funções. E há ainda, programas pagos que unem as duas funções, como o Norton, o McCafee e o Panda.

Cada usuário deve avaliar e escolher a melhor solução para si. Só não dá para ficar 100% vulnerável com tanta pilantragem no mundo virtual.