Neste final de semana, fiz algumas modificações no sistema do blog:

A primeira foi a atualização do próprio WordPress (da versão 2.9.3 para a 3.0). Além do visual do backend, ainda não percebi qual a grande diferença no sistema.

Na sequência, resolvi implementar nos comentários aquele sistema de “letras tortas”, para barrar os comentários-spam. O nome deste recurso é CAPTCHA (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart, ou em bom português, um teste para saber se quem comenta é realmente gente ou um servidor disseminando propaganda e links). Ainda estou testando várias opções deste recurso. Logo que decidir qual o mais adequado, e se ele se mostrar realmente eficiente, pretendo retirar todas as restrições para comentários (exceto o captcha, obviamente).

E para quem não sabe como o avatar do comentário carrega uma imagem, finalmente entendi como fazer: basta acessar o site gravatar.com e criar uma conta. Daí você carrega uma imagem e a associa com um email. Numa mesma conta você pode associar vários emails e várias imagens. Não se esqueça de atribuir uma faixa etária para cada imagem+email (eu não fiz isso, e depois de meses com uma conta ativa, naõ conseguia fazer a imagem aparecer). Automaticamente, toda vez que você comentar num blog ou site que possua o recurso de Gravatar (seja Joomla, WordPress ou algum outro), assim que você preencher o campo email, sua imagem aparecerá.

Por fim, algo que prometi logo depois da restauração do blog (daquela vez que ele ficou quase dois meses fora do ar), foi uma mudança no visual com uma experiência para demonstrar como funciona o código CSS. O novo tema já está quase pronto. E já estou planejando como fazer esta experiência de transição.

Quando criei o blog, prometi que uma das coisas que abordaria nele seria seu próprio desenvolvimento.

Comentários

  1. Ganthet disse:

    Se eu soubesse que era tão simples já tinha criado meu “Gravatar” a muito tempo.