Semana passada, um colega me pediu uma reformulação do site do setor dele. Já trabalho a três anos no setor de web aqui da empresa. Já executei algumas reformulações em páginas de outros setores. Algumas radicais, outras apenas corretivas.

Dessa vez tive um insite diferente: um website nada mais é que uma embalagem virtual. Não o seu conteúdo, mas seu lay-out. Até então, para mim (e imagino que para a maioria das pessoas). Um site era como um livro, uma revista ou um jornal.

O colega dividiu o conteúdo em três categorias (as quais ele me chamou de 3 Is):

  • Instrução: O que é o produto, como usara, etc. Enfim, uma sessão dedicada aos que ainda não conhecem o produto, ou para quem conhece, mas tem muitas dúvidas;
  • Informação: Novidades, eventos, lançamentos. Voltado para todo o público alvo do produto;
  • Interação: Desde o “fale conosco” até os downloads de papel de parede.

Foi então que percebi: para ser igual a um livro, o site deveria ter apenas instrução ou informação (ou um ou outro); Para ser como uma revista ou jornal, teria apenas informação; a interação pode existir em tantos níveis que está presente em quase todos os sites.

Mas e onde entra a “embalagem” então?

As funções de uma embalagem são: transportar, proteger, e expor o conteúdo.

O este texto, por exemplo, viaja até você através de cabos de fibra ótica, estanho e cobre, modulado e demodulado por um modem. Mas ele só aparece formatado, com os acentos e parágrafos nos devidos lugares, porque eu uso códigos (X)HTML, PHP, CSS e outros para acomodar tudo durante a viagem entre o meu modem e o seu.

Os servidores de hospedagem, mais o banco de dados, asseguram a integridade do conteúdo, durante o transporte e a visualização do conteúdo.

Assim como uma caixa de papelão, o visual do site varia de acordo com a importância do conteúdo. Quanto mais relvante a informação, mais simples é o site. Sites supérfluos, são muito mais legais. Uma geladeira, não precisa de uma caixa bonita, como uma lista de assistências técnicas autorizadas não precisa de um monte de animações em Flash. Os sites precisam ser tão sedutores quanto uma lata numa gôndola de supermercado.

Assim, como uma embalagem, deve-se primeiro conhecer o conteúdo antes de começar a trabalhar no site. Clara que o conteúdo de um site é muito dinâmico, e de uma caixa de papelão é bem imutável, mas ainda assim é possível definir os caminhos da navegação antes de começar o projeto. Dessa forma, chegamos ao resultado ideal às necessidades específicas de cada páginas que colocamos na internet.