Quem me conhece sabe quem nunca fui grande fã de seriados de TV. Arquivo X, Millennium e Smallville foram os últimos que assisti, mesmo assim sempre acabo desistindo antes da última temporada. Mas em agosto, o canal Fox começou a anunciar uma nova série que despertou minha atenção: Lie to Me.

A trama não se apoia num protagonista estiloso ou carismático. Nem em lindas mulheres. O foco são as expressões faciais e corporais. Para o Dr. Cal Lightman, interpretado por Tim Roth (o Abominável de O Incrível Hulk) isso é mais do que o suficiente para saber se alguém mentiu ou não. O coração não precisa disparar ou a pessoa transpirar, basta uma leve contração da boca: “a verdade está estampada em nossas caras”.

Ontem assisti o terceiro episódio. Já comecei a pegar a “manha do negócio”. Claro que eles dão closes em câmera lenta nas reações dos personagens, mas já é possível entender o que significam. Imagino que mais adiante, a percepção do público será mais imediata e os closes serão mais rápidos. E o mais interessante é que este parece um conhecimento muito útil para a vida real.

Não sei por quanto tempo assistirei a série. Talvez perca o interesse lá pela terceira ou quarta temporada (se durar até lá).

Ao contrário do que dizia Obi-Wan Kenobi, a mentira não é uma a verdade sob um certo ponto de vista. Mas como diz o Dr. Lightman: “você é livre para acreditar no que quiser”.

Comentários

  1. Ganthet disse:

    Quem assistiu o episódio em que a Dra. Foster investiga a morte do bombeiro negro? Conseguiram perceber que o culpado se entregou logo no começo, quando ela disse que iria conversar com todos os bombeiro?

  2. JODF disse:

    Pior que foi… O sujeito fez uma cara de “FODEU!” quando disseram que iam entrevistar bombeiro por bombeiro.

    Obrigado por comentar no meu blog.