Por problemas técnicos, ocorridos em 16 de setembro, este blog estava a quase um mês “fora do ar”. O problema afetou a base de dados (BD) que armazena os posts, comentários e todas as configurações do blog. O provedor conseguiu recuperar os posts de julho. Acionei um outro backup da BD datado do meio de agosto, que eu mesmo criara.

Comecei a restaurar o restante manualmente, a partir de RSS. Quando notei a falta de alguns posts pelo “caminho”, resolvi tentar restaura-los mais uma vez pelo backup da BD. Um grande erro… Já havia voltado a escrever no no blog, e esta nova tentativa desconfigurou a acentuação de tudo o que fora recuperado até então. Ainda perdi tudo o que já havia sido recuperado manualmente e o material criado após a primeira “normalização” do site. Sem falar que a base de dados já estava danificada de mais para se “entender” com os códigos PHP do WordPress. Em bom português: O BLOG JÁ ERA!

Neste momento tomei uma decisão: reconstruir todo o blog manualmente. A maioria dos posts foram recuperados por RSS. Os outros, extrai da base de dados e corrigi a acentuação gráfica de palavra por palavra (claro que usando uma ferramenta apropriada). Todas as imagens haviam sido recuperadas de backups.

O processo foi bem menos trabalhoso do que imaginei. Aproveitei para corrigir alguns erros de concordância em alguns textos. Mantive a formatação dos posts originais o melhor possível (isso foi o mais trabalhoso). Recriei as categorias. Até as datas e horários de publicação dos 43 posts foram reparados.

Só não consegui recuperar os comentários, o último post antes do problema e os três criados após a primeira restauração.

Quero destacar e agradecer o esforço da equipe técnica do meu provedor de hospedagem, em especial a Liana Soanet (ela cuida, com muita dedicação, das minhas contas a cinco anos), que não se omitiram e fizeram tudo o que foi possível para recuperar meus conteúdos perdidos. Não dá para contestar o profissionalismo deles. Todos os meus arquivos foram recuperados. Infelizmente (principalmente para mim), eu fui totalmente responsável pela destruição final da BD.

Peço desculpa a todos (sei que são poucos, mas mesmo assim) pela longa ausência. Mas pelo menos, tudo está exatamente como era antes do incidente. Espero que continuem a visitar meu blog de vez em quando.

Agradeço a todos que não perderam o interesse em visitar o meu blog.