Você sabe que lugar é este? Tenha a certeza que você conhece uma música que fala dele. Este poderia ser mais um córrego fedorento atravessando um parque qualquer do município de São Paulo. Mas não é.

Estas são as lendárias Margens Plácidas do Ipiranga. Aquelas que ouviram o Brado Retumbante de um Povo Heroico. Este é o local onde, o então príncipe regente, Pedro de Alcântara (…) de Bragança e Bourbon proclamou a Independência do Brasil.

Evidentemente, algo dessa importância não se resolve no grito (literalmente). Talvez Dom Pedro tenha dito algo serenamente sem berrar, e algum de seus assessores tenha exagerado ao relatar o fato. Mas o que aconteceu ali, a 187 anos, marcou uma virada histórica: o momento em que alguém ficou de “saco cheio” e resolveu “chutar o balde”.

Quantas vezes você já fez isso na vida? Romper com obrigações com as quais não concorda, melhorando assim a vida de muita gente. Não precisa ser algo tão importante como fundando um país. Pode ser algo mais simples, como tratar as pessoas à sua volta com mais respeito. Não é preciso ser um monarca para mudar o seu mundo, basta proclamar a independência de suas ideias. Optar pelo certo ao invés do errado.

Outro aspecto que precisamos ressaltar da nossa independência, é que  o processo não culminou em um banho de sangue. Quantas nações se libertaram sem uma guerra? Se fosse de outra maneira, o Brasil não seria o Gigante que é. Provavelmente seriamos meia dúzia de republiquetas, brigando entre si por rios e pedaços de litoral.

Na margem direita do córrego (o lado o qual ocorreu o grito), existe um monumento que homenageia todos os movimentos todos os movimentos de independência da época colonial. De frente para o Ipiranga, há uma reprodução do quadro Independência ou Morte!, de Pedro Américo, em alto relevo. O monumento começou a ser construído ainda no século XIX, e levou mais de 40 anos para ficar pronto. E hoje, suas estátuas de bonze já estão muito deterioradas.

Dom Pedro I e suas duas esposas, estão sepultados numa cripta sob o monumento, que pode ser visitada diariamente e de graça. Não postarei fotos da Capela Imperial (o mausoléu do imperador), por ser um local escuro de mais para se tirar fotos sem flash.