Antes de começar a desenvolver este blog, meu maior temor era perder o interesse rapidamente. Mas não aconteceu. Hoje, 13 de agosto, completa exatamente um mês que coloquei-o no ar. Coincidentemente, este á 25ª vez que posto nele.

Não sei quantas pessoas leem o que escrevo, nem se alguém lê, mas para mim tem sido um ótimo execício. Externar o que penso e o que sinto a respeito das coisas que gosto e que não gosto, sem ser agressivo ou polêmico demais.

Escrever. Até os doze anos adorava fazer isso. Conforme o estudo de sintática e gramática foram evoluindo fui perdendo a vontade. Mudar de redação narrativa para dissertativa também ajudou no desinteresse.

Entre essa época e o início do blog, a única coisa significativa que escrevi (aliás, a mais significativa que já escrevi na minha vida) foi minha monografia (onde estudei era chamada de TGI, na maioria dos lugares é TCC). E aquilo foi exaustivo, desgastante e sacrificante, mas muito recompensador. Meu trabalho teve nota suficiente para ser incorporado à biblioteca da faculdade, mas não entreguei o volume encadernado.

O maior problema em escrever um TGI (Trabalho de Graduação Interdisciplinar) é a formalidade somada a imparcialidade. É um texto científico, embora registre minhas conclusões, ele deve se distanciar das minhas opiniões pessoais e necessita de uma linguagem mais “fresca”.

Aqui não. Posso dizer o que quero e como quero. Desde que aceite as consequências, posso xingar quem eu quiser do que eu quiser.

Eu uso um domínio registrado para publicar meu site, mas existem muitos serviços gratuitos disponíveis por aí. Tente escrever alguma coisa em público de vez em quando. Algo que não seja só um scrap no Orkut ou um email cheio de bobagens. Mesmo que ninguém leia, é legal pra caramba: ajuda a organizar as ideias.

Se eu tenho paciência para isso, você também deve ter.