Desde criança é a mesma ladainha: “de 2000 não passará”, “Nostradamus disse que”, “porque o bug do Milênio”, “A Skynet se voltará contra a humanidade”, e “o Calendário Maia acaba em 2012”. E hoje é o dia desta última data de validade do mundo.

Muita gente busca uma descrição do Apocalípse em várias outras culturas, inclusive no Cristianismo, para se encaixar na hipotética “profecia maia”. Mas sinto muito informar mas OS MAIAS NUNCA DISSERAM QUE O MUNDO ACABARIA EM 21 DE DEZEMBRO DE 2012. O que acaba hoje é o calendário deles. É mais ou menos como o nosso, que acaba daqui a dez dias, só que o deles durou 5000 anos.

Dizem que o calendário deles previu, com precisão milenar, eclípses e outros fenômenos astronômicos. Então muitos idiotas querem acreditar que se o calendário maia acaba, o mundo acaba junto. Mas na verdade, o mundo dos Maias acabou com a chegada dos Espanhóis, no século XVI.

Sei que o calendário em cima da minha mesa acabará em dez dias e será substituído imediatamente por outro que já está esperando dentro da gaveta. E a civilização Maia foi extinta a quase 500 anos, então não soubrou pessoa alguma para trocar o calendário deles, seja lá onde eles o colocavam.

Mas por que o Calendário Maia acabaria justamente hoje? Desconfio que seja por causa do solstício de inverno (de verão para nós), que no nosso calendário coincidentemente acontece todo ano, no dia 21 de dezembro.