Semana passada, fui apresentado ao trailer dO Homem de Aço, o rebut da franquia cinematográfica do Superman. O novo filme incorpora as mudanças do Universo DC nos quadrinhos.

Neste novo contexto, tanto nos quadrinhos quanto no cinema, Kal-El de Krypton não é mais o bom menino que cresceu em Pequenópolis (ou Smallville se preferir). Ele ainda foi criado e educado lá, mas agora ele é agressivo e idealista, quase um revoltado.

Essas mudanças também refletiram no visual do herói, inclusive com direito a um novo uniforme. Mas não foi só  a usência das botas e da cueca vermelha que me incomodou no no trailer. Tem outra coisa que define o personagem tanto quanto sua roupa, seus poderes e seu carater.

O tema musical, criado nos anos 70, por John Williams, é tão parte da personalidade do Superman quanto seu amor por Lois Lane. Imagino que mesmo quem nunca viu o filme ou não gosta do personagem, não sinta a nuca arrepiar e esboce um sorriso quando essa música toca. é um som “mais poderoso que uma locomotiva”, empolgante mas nenhum pouco intimidador.

E para quem nunca ouviu falar de John Williams, ele é o compositor vivo com a maior coleção de prêmios do Oscar na categoria Trilha sonora original. E entre os mortos, apenas Walt Disney ganhou mais vezes este prêmio.

Além do tema do Superman, o senhor Williams compôs também as trilhas de E.T., Indiana Jones, Tubarão, dos seis (e também provávelmente dos próximos três) episódios da Saga Star Wars, além de vários outros clássicos do cimena que não foram feitos nem pelo Spielberg e nem pelo Lucas.

Mas de todas as músicas, a que mais mexe comigo é essa. E não é só por se fã do personagem ou porque o filme é um clássico. Como eu disse, esse som faz minha nuca arrepiar e esboça um sorriso na minha cara.