No último sábado, 25 de agosto, morreu o primeiro humano a pisar na Lua, Neil Armstrong.

Imagino que, principalmente na época, nunca foi segredo para ninguém que a principal motivação para este feito foi uma disputa territorial e ideológica, proveniente de uma tensão bélica que ameaçava a extinção de todas as formas de vida que conhecemos. A imortalizada frase de Armstrong “este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade” foi seguida do hateamento da bandeira estadunidense, reinvindicando a posse do nosso satélite natural aos EUA. Ou seja, foi um reacado a todo o planeta de quem ganhou a corrida de maior distância já disputada até hoje.

Por quase 40 anos, a Guerra fria forçou tanto os estadunidense quanto os soviéticos a investirem o dinheiro de seus impostos maciçamente além dos limites atmosféricos. Atecnologia, de modo geral, avançou muito movida pela hostilidade. Isso ficou claro após o colapso de um dos antagonistas. Com o fim da URSS, os EUA e a Rússia (principal herdeiro do patrimônio bélico e científico soviético) começaram a cooperar de tal forma na exploração espacial que os norte-americanos até dispensaram suas naves por ser mais barato viajar nos foguetes de seu antigo inimigo a caminho de uma grande “república espacial”.

O registro visual da exploração espacial, sob o ponto de vista da NASA (Agencia eSpacial Norte Americana, sigla em inglês) está disponível em alguns perfís do Flickr. Eu sigo três, os quais recomendo:

NASA HQ Photo

NASA HQ Photos: reúne imagens dos bastidores dos centros de controle de Houston e do Cabo Canaveral.

NASA on the Commons

NASA on tne Commons: traz um grande acervo de fotos históricas que vão desde os primeiros voos espaciais até meados dos anos 90.

NASA 2Explorer: Álbum dedicado à vida de astronaltas e cosmonaltas em órbita. Este perfil não permite a imcorporação de suas imagens, por isso não postarei nenhuma foto para ilustrá-lo.

Existem outros perfís oficiais da NASA no Flickr para atender todo o tipo de interesse espacial. Cada um pode escolher o que mais lhe agradar.