Copos promocionais do McDonald’s: London 2012 & Beijin 2008

 Talvez o McDonald’s apenas não queira repetir o brinde, mas acredito que a situação global também tenha algo a ver com a diferença dos copos promocionais distribuídos na rede este ano e em 2008.

A promoção do McDonald’s foi a mesma nas duas Olimpíadas: comprando uma McOferta (combo com sanduíche + refrigerante + batata), junto com um McFlurry (um sorvete com pedaços de chocolate) você ganha o copo.

Na ocasião dos Jogos Olímpicos de 2008, disputados em Pequim, a primeira crise economica mundial ainda estava começando. Embora a situação nos EUA já não fosse muito boa, a recessão não chegara à Europa e ao resto do planeta.

Considerando-se que os brindes provavelmente foram encomendados em 2007 e foram distribuídos no começo de 2008, a crise global não afetou a verba disponível para a sua fabricação. Para os jogos chineses, a rede de lanchonetes produziu uma coleção de copos oficiais da Coca-Cola, com a marca oficial das Olimpíadas de Pequim no bojo e o seu próprio “M” no fundo, em vidro fino colorido (possívelmente em cristal).

Já para a promoção 2012, foram encomendados copos de vidro mais grosso. Não pretrendo quebrar um para conferir, mas acredito sejam feitos de vidro comum, e não de temperado. Embora silhueta seja a mesma e da marca da Coca-Cola em alto-relevo, o copo não tem os sulcos típicos das garrafas do refrigerante. A cor do material foi substituída por pulseiras de borracha em seis opções diferentes (além das cinco corém olímpicas, há ainda a opção de pulseira branca).

Embora não se tratar de um produto vagabundo, percebe-se que os copos de hoje têm um custo de fabricação menor que os distribuídos há quatro anos.

A crise econômica de 2008 acabou. Mas muitos países, principalmente na Europa, ainda não se rucuperaram totalmente. Outros iniciaram seus próprios colapsos. Com isso, até o Estádio Olímpico sofreu cortes de custos drásticos em sua construção. Então não é absurdo pensar que dois dos maiores patrocinadores do evento, McDonald’s e a Coca-Cola, também reduzissem seus gastos.

O copo deste ano, por ser mais grosso, passa uma sensação maior de resistência. Dá mais confiança para usá-lo, e o estou usando. Já o copo de Pequim, usei-o somente uma ou duas vezes para estreiá-lo.

E, embora a forma do copo “chines” seja vizualmente mais interessante, a única coisa que realmente faz falta no copo “britânico” é o vidro azul.

Comentários

  1. Thiago disse:

    E vc colecionando os copos…

    1. JODF disse:

      Só copos de marcas. Nada de copos “engraçados”. Mas não tenho nem 10 ainda.

  2. JODF disse:

    Um conselho: sempre que for fotografar copos de vidro, é melhor encêlos com algum líquido escuro ou clorido.