A segunda maior praça do mundo
A principal atração de Palmas é a Praça dos Girassóis. Ela é gigantesca. Maior que ela existe apenas uma, lá em Jacarta. De tão grande nem se percebe que ela tem a forma do mapa do Estado, conforme descobri numa maquete dentro do Palácio Araguaia.
Não foi por acaso que se escolheu aquela área para se construir a Praça dos Girassóis. Na praça, bem no meio do simétrico Palácio Araguaia, fica o Centro Geodésico do Brasil, o centro exato do Brasil. Onde meio do caminho entre a fóz do Arroio Chuí e o Monte Roraima, e entre a nascente do Rio Moa e a Ponta dos Seixas.
A exemplo de Brasília, as sedes dos poderes Legislativo e Judiciário ficam lado a lado com a sede de Executivo.
As Secretarias de Estado estão instaladas em prédios exatamentes iguais, no entorno da praça.
Uma coisa que me impressionou muito no povo palmense e tocantinense foi o quanto eles valorizam a curta história que eles têm. Por todo canto da praça existem munumentos e marcos contando a saga do Estado, sua capital e seu povo. Em São Paulo perdemos estes valores de amor à terra e ao passado. Consideramos mais importante se nossos bisavos vieram da Itália ou da Alemanha.
Na praça estão a pedra fundamental da cidade, um monumento aos Pioneiros de Palmas e o Memorial da Coluna Prestes (projetado por Oscar Niemeyer).
Além do jornal oficial da Coluna Prestes ser impresso na cidade de Porto Nacional (divisa ao norte de Palmas), foi o movimento que documentou pela primeira vez o norte de Goiás não tinha nenhuma relação com o restante do Estado, ideia consolidada pela Constituição de 1988.
A Praça dos Girassóis é enorme, muito bonita e cheia de histórias. Além de ser a principal atração turística da cidade, é uma área de lazer fantástica para o povo local. No início das quentes noite, muita gente corre e faz seus execícios ao ar livre na praça.
Muita gente torceu o nariz quando soube que eu vinha pra cá. Mas foi uma ótima opção para começar mina viagem de férias. Antes do Sol aparecer por trás da Serra do Jalapão, eu embarco para meu próximo destino.
Até qualquer dia Palmas.
Mais fotos no Flickr.