O que é típico do Tocantins?

Fui à Feira do Bosque para descobrir. Artesanato e comida típica em barraquinhas, que acontece todo domingo a partir das 17h30 montadas no estacionamento de um parque de Palmas.

Basicamente, o forte do artesanato tocantinense é o capim dourado. Uma fibra vegetal com um brilho metálico incrível. Olhando-se rapidamente confunde-se facilmente o material com latão, cobre e (talvez) até com ouro mesmo. só tocando para perceber que é mato seco.

E existe todo tipo de produto de capim dourado. Cestos, descansos de panelas, chapéus, caixas, bijoterias, acessórios e até terços católicos. Tudo muito bem trabalhado. Alguns ítens custam centenas de Reais. Tudo muito bonito. Ótimo para levar de presente.

Quanto à comida, assim como nas cidades paulistas, a feira de artesanato foi invadida por barracas de pastel, de tapioca e acarajé. Mas também tem as empadas e empadões. E algo interessante é que com o desmembramento de Goias, surgiu o empadão tocantinense, um pouco diferente do goiano. O problema é que,assim como em São Paulo o tal do “catupiry” invadil os pratos típico. Todas as empadas estão cheias de requeijão e perderão sua autenticidade de sabor.

Até levei a minha câmera, mas era tanta gente, tanta informação visual, que nem lembrei de tirála da mochila.