Bohemian Rhapsody fotografada
Tirei esta foto na faculdade. Foi na aula de Fotografia II (não me lembro em qual semestre). Aprendíamos a usar flash em estúdio. A proposta era “fazer um retrato, com aplicação de textura, e que ilustrasse a letra de uma música”.
Tínhamos que retratar o semblante de um colega, em preto e branco. Através da sobreposição de negativos no ampliador, soma-se uma textura fotografada de parede, grama, tijolos, ou qualquer outra coisa. No meu caso, usei uma textura de vidro “nõa-liso”. Fiz três cópias: uma na qual projetava os negativos separadamente sobre o papel; uma usando os dois negativos ao mesmo tempo; e outra sem aplicação de textura
Escolhi a música Bohemian Rhapsody, do álbum A Night at the Opera (1975) do Queen. Na canção, praticamente uma “opereta monóloga” em três atos, um garoto mata um homem:
- 1º ato – A angústia do arrependimento: ele nunca fez isso, então se sente sujo. Se deprime. Percebe que não conseguirá desfazer o que ocorrera. Chora. Pede pede perdão.
- 2º ato – A perturbação do medo: ao pensar nas consequências de seu ato, ele se apavora. Ouve vozes. Sente a presença do demônio. Seus sentidos se aguçam. Agora tudo quer pegá-lo. Todos estão contra ele.
- 3º ato – A euforia da fuga: desesperado, o garoto foge desesperado. Até perder o fôlego e parar.
A foto inspirou-se no primeiro ato desta música.
O professor gostou muito do meu trabalho. Até me pediu uma cópia, que nunca lhe entreguei. Mas curiosamentente minha nota não foi alta, mais ou menos uns 7 ou 7,5. Segundo o professor não obedecia a proposta de retrato. Deveria enquadrar apenas uma cara, não uma cena completa. Então concordo com a avaliação que recebi.
Para adicionar a foto ao meu portifólio fiz algumas intervenções digitais. Primeiramente o scanner eliminou os meios tons de cinza. As cabeças da banda foram encontradas no encarte do coletânea Greatest Hits III.
O cara ajoelhado é Daniel Manna. O que esta deitado é Rafael Francucci.
Primeiro, parabéns pelo trabalho. Ficou show! E Parabéns pela escolha da música. Uma das minhas prediletas !! 😀
Obrigado.
Eu não poderia deixar o aniversário do Freddy Mercury passar despercebido.
Por hora não cobrarei meus direitos de imagem, ok…?! 😛
Claro, mas quando cobrar sua parte, lembre-se qualquer porcentagem de Nada (que é o que me rendeu esta foto até agora) é igual a Zero.