Associando a Música ao Produto
Alguém se lembra dessa música tocando num comercial, na década de 1980?
Esse som ficou gravado por anos na minha mente. Não sabia o nome. Não sabia quem cantava. Entendia vagamente um refrão “Body Stray Lie”.
Associar uma melodia a um produto é uma forma bastante eficiente de gravar a marca na mente do consumidor. Sempre que você ouvir a música, e cantar junto, você lembrará daquele produto.
Um dia, passada mais de uma década, voltei a ouvir esta música na Brasil 2000 FM. Tocava até com uma certa fequência.
Isso foi bem na época do surgimento Napster. Então resolvi procurará-la. Tentei todas as combinações possíveis de nomes. Até que vi como se escrevia Suzy Quatro (e não era 4 nem Four). Baixei vários sons. Ouvia alguns trechos. Finalmente encontrei essa batida característica numa música chamada 48 Crash (nada de “Body Stray Lie”).
Parte da busca estava completa. Agora faltava o filme publicitário onde eu a ouvi. Um comercial de tênis (não me lembro se era o Bamba ou o Conga). Havia um sujeito descia uma ladeira num coupé branco (até onde me lembrava era um Puma). Quando o cara pisaria no freio, simplesmente não existia pedal algum. Então a música começava a tocar e ele abria a porta e colocava o pé no asfalto. O carro parou a poucos centímetros de uma ponte caída, graças à excelente qualidade do solado.
Ontem, mais de uma década após baixar a música, finalmente encontrei o comercial no YouTube.
Pois é… Bem diferente do que eu lembrava. Não sabia nem que o tênis Olympikus já existia naquela época. E nem um acorde de 48 Crash.
Então onde foi que ouvi essa música?
Se alguém lembrar, por favor me conte.