Já faz alguns anos que este vídeo circulo pelo Facebook. Muito antes, a história era divulgada como “um relato verídico acontecido num voo da TAM” (acho até que a li pela primeira vez no Orkut). E tanta gente compartilhou o caso como um grandioso exemplo de combate ao Racismo.

Resumindo a história:

Uma elegante idosa branca reclama “exijo que tirem este negro daqui. Para onde irão levá-lo não é problema meu”. Aí a comissária sai a caça de um assento vago, que por um acaso o único que encontra está na primeira classe.

A comissária volta e avisa a “digníssima” senhora que o comandante do voo acatou a sua exigência e ela não precisará viajar ao lado do negro. Então a funcionária pela primeira vez dirige a palavra ao homem e nem pergunta se ele aceita trocar de lugar. Simplesmente mandá-o pegar as suas coisas e a acompanhe.

O sujeito é discriminado, mas ganha um “cala-boca” para fingir que não se ofendeu e não processar a companhia aérea. E se ele ainda quisesse prestar alguma queixa, seria chamado de “ingrato”, pois ele saíra “na vantagem” e continuava com o mimimi.

Os demais passageiros só se manifestam quando o problema já está “resolvido”. Afinal, ninguém quer ser grosseiro com uma velhinha, pois isso seria algo abominável.

Então o que mesmo de tão positivo este vídeo nos ensina sobre Racismo?