Já que semana passada falei tanto de Beethoven, hoje falarei sobre o Quarto Movimento da Nona Sinfonia, também nomeada Ode à Alegria. Essa é a musicalização do poema À Alegria, de Friedrich Schiller, um dos dois Poetas da Terra, de Weimar (o outro era o Goethe).

O poema foi escrito em 1785 e a sinfonia finalizada em 1824. Essa música serviu como hino em algumas Olimpíadas, quando a Alemanha ainda dividida atuava como uma só (exatamente como fizeram as duas Coreias nas últimas edições dos jogos). Também foi adotada como Hino Nacional oficial da Rodésia (atual Zimbabwe), quando declarou independência da Grã-Bretanha.

Em 1972, o Conselho da Europa também adotou essa composição de Beethoven como seu hino oficial. Posteriormente, a União Europeia confirmou Ode à Alegria como hino do Velho Continente, inclusive sendo executado no lugar dos hinos nacionais dos países membros da UE em solenidades oficiais.

E como hoje é (véspera de) Natal, usarei o Quarto Movimento da Nona Sinfonia de Beethoven, interpretado por dez mil vozes, para desejar uma boa noite a todos.