Estava fuçando no meu disco rígido e encontrei um exercício de resumo que fiz durante a faculdade. Não achei o texto original mas, pelas minhas anotações, ele continua bem atual (se não estiver ainda muito mais relevante).

João Otavio Dobre Ferreira   –   4010163-0   –   5C1
Metodologia Científica 1   –   Professora Heny

Resumo do texto: “Por que o diploma é uma bobagem”
DIMENSTEIN, Gilberto – Folha de São Paulo – 12/12/99

O universitário Brasileiro não gosta de ler jornais e livros, e ainda estuda pouco.

É impossível alguém progredir, de fato, profissionalmente sem o hábito de leitura constante de jornais, livros e revistas. Meios eletrônicos como a TV, não permitem o aprofundamento da informação. A construção do conhecimento exige a palavra impressa. O diploma torna-se uma bobagem se o aluno pára de estudar e pesquisar por conta própria.

A pesquisa é o diferencial entre quem prospera e quem quebra a cara. A velocidade do conhecimento exige atualização constante. Tanto que as empresas investem cada vez mais na reciclagem de seus funcionários, tornando-se parecidas com a escola. Fazem isso motivadas pela pressa da competição.

Ao termino do curso de graduação, o aluno sente que não está apto para enfrentar a realidade. Isso porque, muitas vezes, os professores estão longe da prática e os currículos empoeirados.

O prestigio do trabalhador vai depender das experiências acumuladas, não só nas escolas, mas nos vários empregos e funções exercidas. A hipercompetição globalizada exige inovadores, gente capaz de capaz de aprender sempre, e criativa, que encontre novas soluções para novos problemas.