O kit Anchor Brewing traz um copo e duas variedades de cervejas californianas (Steam Beer e Liberty Ale), produzidas por uma cervejaria tradicional da cidade de São Francisco (EUA).

O cliente pediu que a composição do lay-out obedecesse a posição das garrafas dentro da montagem do kit: a Steam Beer à esquerda, o copo ao centro e a Liberty Ale à direita:

Kit Anchor Brewing de frente

Posicionei os elementos, conforme a solicitação, na frente e na tampa. No verso, onde iria a descrição de cada um dos produtos, inverti a sposições: a Liberty Ale à esquerda e Steam Beer à direita. Dessa forma as fotos e textos ficariam alinhados com suas respectivas garrafas e com os painéis superior e frontal.

Enviei a arte para aprovação. Ao responder, o cliente elogiou muito, mas pediu uma pequena mudança: passar a Liberty Ale para o lado direito do verso. Fiz a alteração e, pela lógica também corrigi a tampa e a frente da embalagem. Então, ele me pediu que voltasse a Steam Beer para a esquerda da caixa. Novamente inverti os produtos em todos os painéis. E, outra vez, outra solicitação de inversão. Ficamos nesse impasse por um tempo, até que me cansei e pedi que ele se decidisse definitivamente. A conclusão do projeto só dependia disso!

O cliente explicou que queria induzir a ordem de degustação do kit. Ele queria que o consumidor provasse primeiro a Steam Beer e depois a Liberty Ale. Então esta é a posição na qual as garrafas estariam no ponto de venda. Mas, se as descrições dos produtos acompanhassem a montagem do kit e outros outros painéis, a ordem de leitura estaria invertida, correndo-se o risco de também inverter-se a ordem de consumo.

Eu apresentei a minha lógica. Ele concordou que também fazia muito sentido e isso criou-le uma dúvida que nunca existira. O cliente pediu um tempo para pensar e perguntar a opinião de mais pessoas.

No final, o cliente optou pela ideia dele: no painel traseiro, a Steam Beer ficou à esquerda e a Liberty Ale à direita, obedecendo a ordem de consumo e não o alinhamento com as garrafas.

Verso do Kit Anchor Brewing