Certa vez vi na TV a Glória Kalil, aquela consultora de moda e etiqueta, dando dicas sobre aniversários. Alguém perguntou a ela qual a melhor forma de impor horário para o fim da festa. A resposta foi “os convidados começam a ir embora após cortar o bolo”. Ou seja, cantar parabéns acaba imediatamente com a festa.

Desde mais ou menos meus treze ou quatorze anos, não suporto “Parabéns pra você”. Nem ouvir  e nem cantar! Ô musiquinha chata…  Isso que a versão que conhecemos é uma tradução de uma original ainda mais sacal em Inglês (com um único verso que se repete indefinidamente).

Seja numa festa de criança ou adulto, fico de boca fechada e não bato palmas. Lembro-me no ensino médio, um professor e alguns colegas começaram a cantar parabéns para mim, e eu saí de fininho durante a homenagem. Num emprego, onde o pessoal comprava um bolo para contar na hora do almoço sempre que um colega fazia aniversário, quando chegou o meu dia, tirei a manhã para fazer serviços na rua e voltei só no meio da tarde (mas não escapei: o pessoal invadiu a minha sala cantando no final do expediente).

No último sábado, aconteceu a festa do primeiro ano da minha sobrinha aqui em casa. Coincidentemente naquela noite, o Cartoon Network exibiu o episódio “Concurso de Canções de Aniversário”, de Apenas um Show. Nesse capítulo Mordecai e Rigby participam de um concurso que escolheria uma música substituta para “Parabéns pra Você”. No desenho, muita gente ficava irritada ao ouvir a canção tradicional. A nova versão, composta pelos protagonistas, emociona todos que a ouvem (mas nós só a conhecemos no final do episódio).

ALERTA DE SPOILER: Durante a final concurso, surge uma figura humanoide macabra com cabeça de bolo: é o próprio “Parabéns pra Você”. Ele canta a sua tradicional canção e hipnotiza a plateia. Enfim, Mordecai e Rigby apresentam sua versão audível ao telespectador (a versão em Português é bem mais legal que a em Inglês). A galera se contagia e sai do transe. O cabeça de bolo amaldiçoa a dupla e se retira.

Ao longo dos tempos, muita gente tentou substituir “Parabéns pra Você”. Com certeza, a Xuxa foi a mais bem sucedida na missão. Mas a versão de Apenas um Show é a mais legal que já ouvi.