De vola a Munique, ao invés de só vagar pela cidade, decidi conhecer lugares onde não estive em 2011.

Na sexta-feira, fui conhecer o Allianz Arena, a atual casa dos dois times locais, onde fiz outro passeio guiado.

Vista do campo

Numa das arquibancadas, tive uma visão total do estádio construído para a Copa do Mundo de 2006. As cadeiras prateadas. A geral. A grade que impede invasão de campo. Ouvi também explicações sobre a construção da arena e do esquema dos jogos que são diferentes em cada competição que o Bayern e o 1860 disputam.

Saindo de lá, um tour pelos bastidores do estádio. Entramos no vestiário do Bayern e num dos dois para visitantes (ao todo são quatro: um para cada um das equipes da casa e dois para equipes visitantes). Fomos até o auditório de entrevistas (que também é alugado para eventos externos). Chegamos à entrada do campo (o guia colocou a música da Champions League enquanto a galera subia a escada até o gramado). E o passeio acabou na entrada onde as equipes desembarcam dos seus ônibus.

2013: Campeão de Tudo

Ainda no Allianz, visitei o Museu do Bayern, onde objetos do passado, relíquias de antigos (e atuais) ídolos e todos os troféus da equipe estão expostos. Não existe Museu do 1860.

No sábado fui até o Olympiapark. Mas antes de desbravar o complexo construído para os jogos de 1972, entrei no Show-room (BMW, Rolls Royce e Mini) e no Museu da BMW, onde também havia um pequeno museu anexo do Mini.

Rolls Royce Ghost

Motor de Avião 132 1933

Ursinho do Mr. Bean

Após ver todo tipo de motor e veículos de duas e quatro rodas, era ora de visitar o complexo olímpico. Estava muito, muito frio (nunca passei tanto frio assim na vida, nem quando navegei pelo Canal de Beagle) e a neblina absurdamente densa (tão densa que não tive coragem de pagar para subir numa torre de dezenas de metros de altura). Mesmo assim o parque é lindo (imagino num dia de sol).

Olympia Berg

A principal edificação do parque é o Olympiastadium, palco da abertura e competições de atletismo e futebol das Olimpíadas de 1972, da final da Copa do Mundo de 1974 e dos jogos do Bayern e do 1960 até 2005. Hoje ele ainda recebe os grandes show e eventos que passam pela cidade (a acústica do Allianz não presta para essas atividades).

Olympiastadium

Encontrei até a Pira Olímpica original esquecida num canto.

Pira Olímpica de 1972