A primeira casa que morei em Jundiaí, mais ou menos entre os meus quatro e cinco anos, ficava num bairro chamado Jardim CICA. O lugar, entre o Vianello e a Vila Arens, tem este nome porque alí ficava a homônima fábrica de derivados de tomate.

Do portão de casa era possível avistar a principal característica do prédio da CICA: uma torre com um relógio de quatro faces e um luminoso vertical com o nome da empresa. Como eu tinha o péssimo hábito de destruir todos os relógios que a minha mãe teve, era pelo relógio dessa torre que ela se orientava para tudo que fazia, de cozinhar a sair.

Mas nós, os filhos, tinhamos “outro uso” para a torre: pensávamos que ela fosse um foguete. Esperávamos atentamente o dia que ele se lançaria ao espaço. Na verdade, todas as crianças da rua Bélgica (este é o nome da minha rua, e a CICA ficava na rua CICA) também tinham a mesma espectativa vê-lo indo para a Lua.

Morei lá muito pouco tempo. A CICA foi embora de Jundiaí nos anos 90 (na verdade a marca nem existe mais). Hoje o prédio abriga uma loja da Telha Norte (que até um tempo atrás era na ala da torre e hoje está em outra parte do complexo).

Atualmente a torre está em degradada, mas ainda é bem visível de boa parte da cidade .

Hoje a CICA abriga uma loja da Telha Norte