Os anos 90 foram os últimos a produzir verdadeiras lendas do Rock. E por aqui, a última dessas lendas, podemos afirmar que foram os Raimundos. Com suas letras “bocas-sujas”, falando muito de sexo, no começo da carreira, com um Hard Core carregado de influências do Forró e muito bom humor, o quanterto candango foi a última grande banda de rock brasileira.

Já sei… Tem muita gente que refutará minha afirmação citando nomes como Los Hermanos, Tihuana, CPM22, Charlie Brown Junior e vários outros nomes que ainda estão por aí ou que já desapareceram. Outros dirão “credo, essa banda é uma baixaria”. Mas não dá para negar que os anos 90 não seriam os mesmos sem os Raimundos. Não teve outra banda, de lá pra cá, capaz de gerar tanta polêmica e diversão no Brasil. Além, ninguém conseguiu incorporar elementos da música brasileira com rock pesado, sem que ficasse com aquele jeitão de “Tropicália”.

No começo dos anos 2000, a formação dos Raimundos mudou e ela perdeu sua sinergia. A banda passou a ser uma banda mais ou menos, como aquelas que citei no paragrafo anterior. O vocalista Rodolfo se converteu a mesma igreja da Monique Evans e fundou uma banda de rock cristão, que levava seu nome levemente modificado. Os outos membros seguiram com a banda, até que o baixista Caniço também saíu (ele até chegou a tocar na banda do Rodolfo).

Hoje nem sei como é o som dos caras e que tipo de público ainda frequenta seu shows e ouve as suas músicas mais recentente. Acho que eles perderam a chance de se separar no auge e cada um seguir seu projeto solo, como tantas bandas míticas fazem por aqui e pleo mundo a fora.

Mas sempre me lembrarei da época que a banda, cujo o nome misturava Ramones com Imundos, formando um nome bem brasileiro. E que todo mundo na escola gostava e cantava as músicas sujas na sala de aula (quando não havia professor).

Peço desculpas pela qualidade do vídeo, mas não achei uma versão melhor. Eu não poderia encerrar este post com outra música que não o maior e primeiro clássico dos caras.