Chegou a vez de conhecermos os pôsteres da Copa
No mesmo dia em que a FIFAanunciou o nome do mascote, as doze cidades sedes apresentaram os seus cartazes oficiais para a Copa do Mundo 2014.
Não farei uma análize detalhada de cada um dos cartazes, pois não conheço seus briefings para saber o que foi proposto em cada um, o quanto os autores atingiram os objetivos ou não.
No geral, cada poster está como deveria estar: valorizando e destacando as belezas naturais, os marcos urbanos e a cultura de cada cidade e/ou Estado. Os conjuntos visuais são harmônicos e coloridos. São peças bastante interessantes.
Porém: gostaria de comentar sobre dois:
Manaus:dos doze pôsteres estre é o que mais gostei. “O casal de araras no ponto-da-coruja”, uma pintura hiperrealista que torna este o trabalho mais simples de todos, a pesar da técnica de pintura mais difícil.
São Paulo: por que que a capital paulista sempre insiste em não mostrar seus difereciais? Por que esta insistência de ser uma cidade “gigante e genérica”? Nada contra o belo trabalho do ilustrador, mas o problema está na proposta. A prefeitura cogitou em entregar o serviço à dupla de grafiteiros OsGêmeos. Penaque a ideia não vingou, pois os trabalhos deles, por si só são marcos da cultura e da paisagem de São Paulo.
Quanto ao nome do Tatu-Bola, Fuleco: eu realmente acreditava e torcia que o Brasil não fizesse nada para nos envergonhar na Copa. Sério mesmo. As opções de nomes para a bola já foram horríveis, mas digeríveisl. Mas quando apresentaram as três opções para o mascote aí não teve jeito: a vergonha nacional veio à tona.