“Nevasca” e “Passarinho”, os ônibus espaciais soviéticos
Temendo que os EUA, usassem seu novos veículos espaciais para transportar e lançar armas nucleares, a URSS, em 1976, decidiu construir seus próprios ônibus espaciais. A previsão inicial era de 11 unidades.
a primeira unidade da nova frota começou a ser construída em 1980. Denominado “ônibus espacial 1.01” e batizado de ????? (ou Buran – “Nevasca” em russo). Porém o “Nevasca” só voou duas vezes em toda a sua vida: a primeira foi num voo sub-orbital de teste, em 1983; na segunda vez, a Buran viajou até a Estação Espacial MIR, numa missão de verdade.
A Buran era lançada em órbita pelo ??????? (“Energia” em russo) o mais potente veículo espacial soviético de todos os tempos. o Energia funcionava exatamente como o seu concorrente estadunidense: um tanque de combustível líquido descartável e dois foguetes laterais de combustível sólido reutilizáveis.
chegaram até a iniciar o projeto para um Energia totalmente reaproveitável, denominado ?????? (Uragan). O Uragan teria componentes areodinâmicos que permitiriam o seu pouso numa pista, através de rádio-controle.
E em 1988, os soviéticos começaram a construir seu “ônibus espacial 1.02”, nomeado ?????? (Ptichka – “Passarinho” em russo), que nunca ficou pronto. Sua estreia estava prevista para 1992, quando iria até a MIR.
Após o final da União Soviética, a Rússia acabou com o programa de construção de ônibus espaciais. As naves foram desativadas e postas a leilão.
Em 2008, a Buran foi levada a um museu em Colonia (Alemanhã). Não sei se ainda está lá ou se foi só emprestada (ou alugada) para uma exposição temporária.
Já sobre o destino da Ptichka não descobri nada. Nem fotos dela eu achei para ilustrar o post.