Lá pelo ano 2000, a socialização na web acontecia de forma mais direta. Você fazia amigos em chats, no Mirc ou em BBS (ainda havia algumas perdidas), trocava o número do ICQ e passava e recebia fotos, vídeos e textos por email ou pelo próprio ICQ. Era uma época mais seletiva. Basicamente, para ser chamado de amigo virtual era preciso conquistar um certo grau de confiança. Geralmente você acabava conhecendo pessoalmente esses amigos virtuais.

Não existia Facebook ou YouTube, então, exceto em casos de textos e piadas encaminhadas por email, quando você recebia alguma coisa, quem a enviava focava diretamente você. E nesse “boca a boca” muita coisa legal se espalhou sem se diluir no meio de centenas de fotos de família e de churrascos de empresas. Ainda não existia o termo “meme”, mas para virar um meme era preciso mais mérito do que hoje.

Havia um amigo meu, chamado Leandro (que perdi contatos a muitos anos), com o qual eu conversava muito sobre rede, modem, hardware, software e rock. Um dia ele me passou por ICQ um comercial da Budweiser estadunidense, no qual quatro amigos atendiam o telefone gritando “WASSUP!”. O vídeo era tão legal que passamos a nos cumprimentar assim quando um ligava para o outro.

Foi feita uma versão oficial do comercial com velhinhas no lugar dos caras. E diversos vídeos fake com a turma do Dragon Ball Z, dos Simpsons e outros ícones pop da época foram feitos. Apesar dos recursos disponíveis para criação, edição e difusão para internet serem bem mais limitados do que temos hoje, sempre tinha gente pegando carona nas coisas legais.

Numa época na qual amigo é só uma fotinho numa lista de contatos, é bom recordar de vez em quando como até besteirada já foi menos fútil um dia.