A aplicação da Lei da Ficha Limpa estava empacada no Supremo Tribunal Federal. Eram 5 votos favoráveis ao seu cumprimento já para o último pleito, em 2010, para Presidente, Governadores, Senadores e Deputados (Federais, Estaduais e Distritais), contra 5 votos para que lei comece a valer em 2012, quando elegeremos Prefeitos e Vereadores. Mas ontem, o recém empossado Ministro Luiz Lux entendeu que deve prevalecer a vontade popular.

6 meses após o pleito e 2 após as posses os eleitos barrados podem entrar com recursos nos Tribunais Eleitorais Regionais pedindo a validação de seus votos e o recálculo da proporcionalidade de distribuição de cadeiras nos plenários pelo país. Após isso viram pedidos de pagamento retroativo de salários e aqueles que estão trabalhando desde o começo de fevereiro serão desempossados.

Para aqueles que não sabem (ou não se importam) a Lei da Ficha Limpa barra a candidatura de políticos com condenações judiciais em 1ª Instância. Ou seja, mesmo que ainda caiba recurso, um político condenado será considerado culpado até que ele prove o contrário, e seus votos recebidos serão considerados nulos.

Mas por que digo que o Ministro Luiz Lux (e outros 5 Ministros) entendeu que “prevalece a vontade popular”? Porque, mesmo com o Congresso Nacional dando uma força contra os políticos comprovadamente safados, ainda assim o Eleitor Brasileiro ainda insiste em votar em corruptos manjados como Paulo Salim Maluf (PP – SP) e Jader Barabalho (PMDB – PA). A Lei da Ficha Limpa, mesmo entrando em vigor só em 2012, parece um grande avanço da Democracia Brasileira. Mas na verdade estamos transferindo nossa capacidade de discenimento para o risível Poder Judiciário Brasileiro.

Vivemos na Era da Comunicação e da Informação. Não dá mais para alegar que “eu num sabia”. Hoje, em 5 minutos na internet, você encontra biografias de qualquer pessoa pública. Sejam perfis oficiais, difamatórios ou notas da imprensa. Então desconhecimento não é mais desculpas para errar o voto.

E antes que alguém diga só gente pobre e de baixa instrução, sem acesso à internet ou que não compreende o que está escrito nos jornais, saiba que os votos que elegeram Paulo Maluf e o Palhaço Tiririca Deputados Federais, com expressiva representatividade, pelo o Estado mais desenvolvido da União, São Paulo, vieram das Classes B e C.

Mesmo com a Lei da Ficha Limpa valendo em 2012, pense e procure saber para quem você entregará sua confiança. Antes de dizer que “político é tudo igual”, veja quais são “cientificamente” mais safados. Pois se formos esperar a Justiça Brasileira decidir por nós, sabemos o quanto isso demorará.

Comentários

  1. Rafael (polako) disse:

    A realidade é que tendo ficha limpa ou não a responsabilidade de eleger um cadidato para exercer um determinado cargo público cabe à informação, estudo, educação, cultura e discernimento popular. Essa lei na minha opinião é falha, pelo simples fato que ao emitir um sentença a um réu por estar sendo acusado (o que já é sulficiente para abrir um processo) sendo ele um possível inocente, mostra que essa lei poderá ser usanda como arma política entre os próprios políticos, afim de tirar da jogada um provável concorrente ao seu cargo. Ou seja essa lei deveria ser reformulada e posta em questão novamente, e me desculpe a sinceridade, político corrupto é tão filho da puta quanto um ladrão de banco, então cabe a justiça além de destitui-lo do poder aplicar a ele uma sentença coerente ao seu crime, ou seja CADEIA.. porque corrupção não deixa de ser um roubo, e se pensar bem, já existe uma lei contra roubo na nossa sociedade, não precisa de mais uma lei diferente somente para políticos. Lembra-se na contituição ja nos fala: “Todo cidadão é IGUAL perante a lei”.

  2. Thiago disse:

    Se puder, comente sobre o projeto de lei da Luiza Erundina, sobre o aumento de salário dos nossos representantes.

  3. Thiago disse:

    Ah, sobre a eleição do Tiririca, embora não tenha votado nele, confesso que cheguei a pensar no assunto. Afinal, palhaço por palhaço, pelo menos ele é do ramo… Tem gente que diz que a população acaba votando em gente assim pq não sabe votar direito. Mas vc. sabe me dizer com certeza absoluta quem é honesto e quem não é? Acredito que com gente como Romário, Bebeto, Tiririca, entre outros que se elegeram pelo menos a mídia vai ficar em cima, acompanhando e divulgando cada passo deles. Fica um pouco mais difícil (não impossível) usar o cargo para benefício próprio.

  4. Nathália Piva disse:

    Jah q vivemos na ignorancia p/ opsaum, alguem tem q tomar conta da gente. Na duvida saum todos culpados ateh q provem o contrario.

  5. JODF disse:

    Não podemos mais agir com descaso. Achamos que as coisas não mudam, mas estão mudando. O país cresceu economicamente. Enfrentou a crise mundial. Mesmo assim, tenho a impressão que nada neste processo aconteceu por vontade do Congresso Nacional.
    A oposição sabotando o povo para jogá-lo contra o governo. E a situação repleta de oportunistas desleais. É assim agora, foi assim com Lula, FHC, Itamar, Collr e Sarney.
    O que podemos fazer? Votar com consciência. Parar de jogar tudo no “lombo” dos semi-analfabetos. E não esperar que os Tribunais Eleitorais resolvam por nós.