Na segunda vez que iria prestar vestibular para Desenho Industrial no Mackenzie, um amigo meu me arrumou um Guia do Estudante Abril 2000. Aquela publicação básicamente servia para apresentar opções de cursos ao indecisos, e de instituições aos já decididos (meu caso). Nem sei se a Editora Abril ainda publica isso.

Os cursos eram divididos em áreas (humanas, exatas, biológicas e tecnologia), e listados em ordem alfabética. Ao final da descrição de cada um havia algumas informações complementares como campos correlatos demercado de trabalho, ranking das melhores instituições onde cursar e uma dica de livro (romance), filme ou alguma outro material para entender melhor como atua um profissional da área.

Para Desenho Industrial a dica era Tucker: um Homem e seu Sonho.  O filme de 1.988, dirigido por Francis Ford Coppola e produzido por George Lucas, conta a história (real) de Preston Tucker, um fabricante veículos militares, que ao termino da II Guerra Mundial, decide projetar o “carro do futuro”.  Com um projeto areodinâmico que lhe deu o nome de Tucker Torpedo, o veículo era equipado com recursos que vemos ainda hoje em muitos automóveis nos dias de hoje.

Um carro tão avançado que gerou um grande desconforto nas grandes montadoras estadunidense. Por conta deste grande “desconforto”, os concorrentes começaram a caluniar e difamar Tucker. Ele foi acusado de sonegação de impostos (comparado a Al Capone) e de faude industrial, consequentemente de mentir para os seu acionistas. Tudo isso para inviabilizar o projeto que mudaria bruscamente a forma como os carros eram construídos até então.

Ao longo de quase metade da faculdade procurei este filme para comprar mas nunca achei. Aos poucos fui perdendo o interesse, e me esqueci dele.

Até sábado, quando assisti o Homem de Ferro, no canal Fox. Decidi procurar novamente o filme para  assistir.

O que tem uma coisa haver aom a outra?

Jeff Bridges,  o Obadiah Stane (o sócio mau-caráter de Tonny Stark) protagonizou Tucker: um Homem e seu Sonho.

Uma coriosidade: Segundo a Wikkipedia, não está no filme um capítulo da vida do Sr. Tucker, no qual ele tenta viabilizar a produção de um automóvel chamado Carioca, que seria fabricado no Brail nos anos 50. O modelo, que seria “filho” do Torpedo, não saiu do papel por não haver investidores interessados.

Foram fabricados apenas 50 unidades do Tucker Torpedo, o que faz dele uma relíquea. A maioria encontrasse preservada nas mãos de colecionadores.

Comentários

  1. Ganthet disse:

    Eu assisti a esse filme ainda no tempo do VHS e oque posso dizer é que ele é muito bom mesmo.
    Se voce nnao acha p/ comprar faz o download por torrent que vale a pena assistir.