Esta semana pretendia postar fotos da Capela Imperial (a Tumba do Imperador). Estive no Parque da Independência por duas vezes na semana passada. Na segunda, descobri que tanto a Cripta, quanto o Museu e a Casa do Grito não abrem.

Voltei lá na terça, e tentei tirar algumas fotos com meu celular (que possui flash). Mas com pouca luz é impossível tirar uma foto decente de um ambiente todo revestido de granito preto e detalhes em bronze.

Desisti das fotos, mas aproveitei para ouvir algumas explicações dadas a uma excursão de escola, por uma guia do parque. Ela contou que a intenção original era trazer ao local os restos mortais do máximo de membros possíveis da Família Real Brasileira, mas que os governos estaduais e federais, só conseguiram trazer Dom Pedro I e suas duas esposas. Outro detalhe interessante é o fato do coração do imperador ter ficado em Portugal, preservado na igreja da Lapa na cidade do Porto.

A molecada  fazia muito alvoroço e meu horário de almoço estava acabando. Mas antes de sair do interior do monumento, conversei um pouco com um funcionário do local: Perguntei a ele se toda primeira semana de setembro o parque ficava cheio de excursões de escola. Ele disse que não só de escola, mas que muita gente vizita o parque nesta época. Que no dia do feriado (7 de setembro) dodo o complexo fica lotado. Movimento igual somente no 12 de outubro, quando é realizada uma missa no parque.

O mais interessante que ele me contou foi que muitos grupos de chineses vem da China, com guias falando mandarim, conhecer o mausoléu de Dom Pedro I. De certa forma, dando mais valor ao nosso passado do que muitos de nós brasileiros. Quantos paulistanos, que não moram no entorno do bairro do Ipiranga, vão ao parque?

Não digo a ninguém que acorde cedo amanhã para assistir o desfile militar, ou que realmente todo mundo precisaria uma vez na vida visitar o Monumento da Independância. No feriado de amanhã, acordem tarde façam churrasco, ou fiquem de barriga pra cima vendo TV. Mas seja lá o que fizerem só lembrem-se o porquê desse dia de folga: Liberdade, em todos os sentidos.

Bom feriado a todos.