Não sei se alguém ainda se lembra da promessa que fiz dia 16 de outubro. Isso foi logo depois que recuperei o banco de dados que alimenta este blog. Pois é… Quase um ano e nada.

Pois bem, na próxima semana, quem vier “me visitar” encontrará uma “bagunça por aqui. Conforme disse em outubro, convido vocês entender melhor como se constrói um site, e como o visual se liga à estrutura, através dum arquivo com extensão CSS (Cascade Style Shit – ou Folha de Estilo em Cascata).

Só para explicar rápida mente do que se trata o CSS:

  • Shit: a Folha, recebe este nome por ser um arquivo aparte do arquivo ·HTML, ·PHP, ou qualquer outra extensão na qual o conteúdo do site é apresentado. O motivo para que este arquivo seja desincorporado da página web é permitir que o um mesmo conjunto de códigos seja aplicado em diversas páginas ao mesmo tempo. Assim sempre que uma mudança for aplicada ao site, automaticamente ela se dissemina por todas as páginas. Este recurso se aplica não apenas ao CSS, mas a outros códigos de programação (PHP, ASP, XML, JavaScript, etc.).
  • Style: Estilo, basicamente o visual do site. É o CSS que define a com dos links, o corpo e entre linhas do texto, a largura do texto, imagem de fundo, e todas as demais informações visuais do site, exceto é claro as imagens de conteúdo dos posts ou páginas.
  • Cascade: Cascata, pra mim este é o aspecto mais interessante do CSS. Foi assim, por exemplo, que consegui substituir a fonte padrão do texto, no caso a Verdana, pela Arial num post meses atrás. No caso cascata significa sequência de especificação. Vale a última característica aplicada ao elemento. As características podem se sobrepor ou se somar (exemplo: a cor dos links do corpo de texto, poderá ser diferente dos links de títulos, pos soma-se a característica do link à característica do título.

Agora isso está bem confuso e genérico. Mas na próxima segunda, derrubarei o arquivo ·CSS do visual atual e explicarei como funciona a estrutura atual.

Na quarta-feira, mudarei a estrutura, ainda sem estilo aplicado. Com isso vocês perceberão não estou apenas “dando um tapa no visual”, mas fazendo uma reforma estrutural completa no blog.

Por fim, na sexta-feira, 13 de agosto, aplicarei a nova folha de estilo, completando a mudança.

Advirto que as fazes transitórias serão bastante esquisitas e parecerá que o blog está com problemas. Talvez muitos de vocês não tenham paciência para acompanhar o processo. Mas no dia 13, tudo estará no lugar e com uma cara nova.

clique para ampliar