Não sei quanto de vocês já ouviu falar disso, mas foi marcada para o dia 31 de maio (daqui a uma semana) uma debandada do Facebook.

Segundo os organizadores, motivos não faltam. Mas o estopim do movimento foram as mudanças súbita nas regras de privacidade do site. Segundo as novas regras: “O que você postou, publicou ou comentou nos servidores do Facebook, sempre pertencerá a eles, mesmo que você apague. Sempre”. Fora isso tem a venda de “carteiras de perfis” para fins comerciais (SPAM). Com esses, o mentor do movimento, Dan Yoder, apresenta dez motivos básicos para se encerrar uma conta na comunidade:

  1. Uma bela porcaria: Não é uma boa rede social. Os aplicativos são ruins, a navegação é confusa e nada é personalizável
  2. Open Web ilusória: Chamar a nova plataforma de Open Graph esconde que ela é proprietária para o Facebook
  3. Impossível ir embora: É muito complicado encerrar uma conta no Facebook e ainda mais excluir seu perfil completamente
  4. Falha técnica: O Facebook não tem competência técnica suficiente para proteger usuários e evitar roubo de dados
  5. Tudo para os plugins: Até informações pessoais são compartilhadas com aplicativos. Na prática, todo dado é público
  6. Facebook valentão: Quem apontou os problemas no sistema de privacidade da rede social foi processado
  7. Guerra ao privado: “O padrão agora é social”. Ao tornar os dados públicos, o Facebook lucra com publicidade
  8. Fraude no contrato: Os termos de privacidade foram alterados e dados privados dos usuários se tornaram público
  9. Criador antiético: Zuckerberg tem histórico de ações antiéticas. Já foi acusado de invasão de e-mails e de plágio
  10. Só direito, sem dever: Todo conteúdo postado é deles e sua conta pode ser cancelada se os dados não forem atualizados

Devo dizer que concordo com a grande maioria desses motivos. Os demais, não tenho informação suficiente para formar uma opinião a respeito. Mas não pedirei que vocês encerrem suas contas, nem chamarei os que aderirem de hipócritas. Apenas digo que quem o fizer, que não abra uma nova conta no dia 1º de junho.

Caso não precisasse de acesso ao máximo possível de acesso às redes sociais (tenho conta até no MySpace), por trabalhar diretamente com internet, também entraria nesta debandada. Aliás, provavelmente só teria perfil no Twitter.

Quem estiver pensando em aderir, ou só ficou curioso, acesse http://blogs.estadao.com.br/link/31-de-maio-o-dia-de-sair-do-facebook/ para obter mais informações.

Comentários

  1. Vanessa disse:

    O problema que é muito difícil a gente ficar sem essas porcarias .. 🙁

  2. Ganthet disse:

    Voce diz p/ todo mundo sair, e depois voce mesmo diz que não vai sair! Afinal voce é a favor ou contra o Facebook?