Desde o começo do blog, tenho tentado ser o mais liberal possível em relação à postagem de comentários. Por mim, dispensaria qualquer tipo de moderação, mas infelizmente não é possível.

O blog tem recebido muitos comentários-spam nos últimos meses. Então, desde a semana passada, todos que quiserem opinar sobre as coisas que escrevo, precisaram se cadastrar e se logar para fazê-lo.

Até semana passada, a partir do momento que eu aprovasse o primeiro comentário de uma pessoa, esta pessoa poderia comentar livremente a partir daí. E era assim porque começaram a aparecer estes comentários-spams.

Desde meados de novembro o volume desse tipo de mensagem vinha aumentando gradativamente. Quando alguém comenta, recebo um email avisando. Quando é o primeiro comentário, recebo dois: um avisando do comentário e o outro pedindo moderação. Além disso, as mensagens que recebo do blog vêm a mim por um email que é redirecionada para a minha conta principal (isso gera mais uma duplicata de tudo). Normalmente as falsas mensagens eram enviadas para a pasta spam.

Mas, semana passada recebi mais de 30 (trinta) falsos comentários. Faça a conta: 30 × 2 × 2. Neste momento percebi uma coisa: desde a restauração do blog, até aquele dia, havia exatamente 20 (vinte) comentários aprovados. E na pasta spam, havia 27 (vinte e sete) mensagens. Ou seja, estava fora de controle. Se não tomasse uma providência, não faria mais outra coisa, além de barrar mensagens e limpar email.

Da mesma forma que os emails-spam, os comentários-spam são enviados através de programinhas de reprodução contínua de comandos, chamadas de robots (ou robôs). Esses robôs encontram blogs aleatoriamente, por mecanismos de busca como o Google e o Bing. “Comentam” testos com vários links e nenhuma informação direta, sempre em posts mais antigos para não chamar atenção. Diferentemente de seus primos emails, os comentários, não são feitos para ser lidos pelos vizitantes ou pelo moderador. O objetivo é aumentar a relevância de de um site na busca do Google e do Bing.

Relevância é um dos critérios que os mecanismos de busca usam para ordenar os resultados da pesquisa. Quanto mais links apontam para um site, mais credibilidade tem o seu conteúdo, portanto maior a relevância do site para o assunto pesquisado. E se alguém espalhasse links para um site aleatória mente para um site, isso aumentaria sua relevância? Claro que sim! Esse é o “espírito da coisa”.

2010-01-11_regras_001Aí que entra um mecanismo de proteção curioso, que com certeza você conhece, mas já deve até ter perdido a curiosidade a respeito. Veja esta imagem. Os robôs geradores de spam, normalmente, não conseguem decifrá-las, consequentemente, não podem publicar seu comentário, ou fazer qualquer outra coisa que esteja programado para fazer.

2010-01-11_regras_002Esses mecanismos de defesa sempre têm a leiturabilidade, e muitas vezes a legibilidade, diminuídas. Em alguns formam-se palavras do idioma nativo do site. Em outros sequências aleatórias de caracteres. Mas o mais diferente que vi até hoje, foi o ada imagem ao lado: ele apresenta uma combinação alfa-numérica, mas pede que o usuário repita apenas alguns símbolos (sejam os Não Números, As Consoantes, As Minúsculas, ou Os Caracteres Verdes, por exemplo).

Como o WordPress, o programa plataforma deste blog, não possui este tipo de recurso, exigir cadastro dos dois ou três que sempre comentam meus posts. Como já testei o processo de cadastro, sei que não é um processo tão instantâneo quanto deveria. Muito pouca gente comentou até hoje, e acredito que menos ainda o fará daqui pra frente.

Peço desculpas a todos. Mas no mundo de hoje, onde a honestidade deixou de ser lucrativa, somos forçados obrigados a nos proteger como for possível.

Se alguém tiver dificuldades para se cadastrar, por favor entre em contado por jodf@jodf.com.br.

Comentários

  1. Nathália Piva disse:

    AS pessoas acham que porque email e´de graça podem mandar o que quiser, principalmente propaganda de Viagra e links p/ roubar senhas de banco. Por causa disso estou aqui eu, logada, deixando minha indignaçõa contra as pesoas que confundem a caixa de entrada dos outros com a privasda da casa deles.