Neste sábado que passou, aconteceu o encontro anual da minha turma do ensino médio. Uma “tradição” que se repete desde 2007. A diferença foi que nos anos anteriores, fizemos churrasco numa chácara, e este ano fomos a uma pizzaria rodízio.

O local teve algumas vantagens e desvantagens:

A principal desvantagem, imagino eu, foi que o número de pessoas diminuiu em relação a 2008. Como a pizzaria só funciona a noite, e muita gente não moram mais na mesma cidade (ou nunca moraram), isso não encoraja pegar a estrada.

Já a principal vantagem foi que não havia como se esquivar. Todo mundo foi obrigado a conversar com todo mundo o tempo todo.

Conversamos sobre o “e aí o que você tem feito”. Atualizamos-nos sobre a vida de cada um. Ouvimos até as queixas e frustrações uns dos outros. Mas de uma maneira geral, estamos todos felizes. E é sempre muito bom saber que estão todos muito bem.

Mas o ponto alto da noite, foram as lembranças daqueles anos passados:

Começamos listando os colegas que não chegaram ao final. Alguns simplesmente foram “deletados” da memória da maioria. Outros ainda que todos se lembram, mas ninguém sente saudades. Tinham também aqueles que fizeram falta nos dois anos seguintes. Além dos repetentes, é claro.

Em seguida vieram as boas lembranças: Falamos sobre o desempenho dos times da classe nos torneios da escola. Dos esquemas de “cola”. De quanto jogávamos RPG. Das músicas que ouvíamos. Sem nos esquecer dos churrascos que fizemos naquela época. E de muitas outras coisas que fizemos, não nos arrependemos, mas que a vida adulta consideraria inaceitável (por isso não convém detalhar).

O mais legal mesmo, foi falar das situações vexaminosas. Coisas das quais tivemos muita raiva na época, ou sentimos extrema vergonha. Como o cara que tomou banho de bermuda e foi para sala molhado. Ou o a brincadeira de “lutinha” que acabou em pancadaria. Além das meninas “da pá virada” que não se davam com as CDFs. Não posso esquecer de mencionar a menina que hoje se envergonha e nega ter andado com punks na adolescência.

Aquela foi a melhor época da minha vida. Eramos unidos. Estudávamos em período integral numa escola fora da cidade. Ou ficávamos amigos ou abandonávamos a escola. Fazíamos muitos trabalhos em grupo, isso também contribuiu muito. A amizade que construímos, naquela época, é para a vida toda.

Foi uma noite muito boa. Em relação aos dois anos anteriores, o único que apareceu, que ainda não havia participado de nossos encontros foi um cara que tivemos uma banda no terceiro ano (que tinha um nome ridículo de mais para mencionar aqui).

Por que estou contando tudo isso? Porque sábado a noite muitos deles me contaram que visitam regularmente este blog (mas que não costumam comentar). Eles me pediram que conte histórias do nosso tempo de escola. Também prometeram começar a comentar meus posts.

Meus amigos, prometo atender o pedido de vocês e contar as histórias daquele tempo (mais de uma década atrás).

Precisamos nos ver mais de uma vez por ano.

Comentários

  1. Vanessa disse:

    João .. acho que fui a primeira a ler seu + recente “post”. Obrigada pela lembrança e pelos comentários. Sem dúvida é prazeroso poder dividir pelo menos uma noite de nossos corridos dias com aqueles que realmente foram importantes nas nossas vidas! Sem dúvida dar risada e comentar sobre “aqueles” acontecimentos é muito bom. Espero que incentivados por nós, o pessoal comece a aparecer + e a cada encontro teremos mais assuntos pra comentar. Beijos e até a próxima !!! 😀

  2. Clayton disse:

    Acho que estou sendo a segundo a comentar…rs……
    Seu relato foi emocionante, mas só que foi neste encontro sabe como foi um momento especial estar com velhos e bons amigos.
    Obrigado pelo post JODF.
    Abraço a todos!

  3. Rafael Rossatto disse:

    Jão,

    Acho que fui o terceiro a comentar (hahaha ridiculo). Então pode ter certeza que você tem leitores assiduos, que por uma falta de atenção mumca fez comentarios sobre as suas matérias, mas devidamente advertidos, você será bombardeado de comentários, alguns bons outros ruins. Vivemos em uma democracia, então se prepare.

    Abraço e mande um beijo para as crianças.

  4. Juarez disse:

    João, foi muito bom ler seu blog contanto como foi o encontro. Infelizmente não consegui chegar a tempo, mas já vi e-mail do Rafael que em Abril teremos um encontro. Fico muito feliz por isso.
    Já que vc disse q vai postar coisas engraçadas, não esqueça de contar o episódio do desodorante (hahahahahahahaha). Com certeza vou lembrar de outros também.

    Um grande abraço