No último treino classificatório para o GP da Hungria de Formula 1, o piloto Felipe Massa sofreu um sério acidente. Uma mola do carro que vinha à sua frente, se soltou e se chocou com a cabeça de Felipe.

Além dos ferimentos, o impacto arrancou a viseira do capacete. E é este detalhe que chama a atenção: a pancada foi na borda da abertura frontal; A lente é feita de policarbonato, um material capaz de resistir á colisões de 500 km/h; a peça principal do capacete absorveu o máximo do impacto, diminuindo os danos aos piloto; então o que falhou foram as articulações e travas da viseira.

Isso pode parecer um detalhe pequeno. “O importante é que ele se recupere logo”. Mas acho que está na hora de se repensar este item de segurança vital (literalmente) para o automobilismo e também para o transito. O ponto mais vulnerável do capacete deve passar por uma revisão. Afinal o capacete é a única proteção que pilotos e motociclistas tem para o principal e insubstituível órgão do corpo: o cérebro.

Se você acha que estou exagerando, voltemos quinze anos atrás, no GP de San Marino de F1, e diga se lembra do capacete abaixo, e de como ele ficou assim.

A região foi a mesma. A diferença é que neste foi uma ponta de eixo, não uma mola.