Qual o comercial de TV mais estranho que você já viu?

Dois ou três anos atrás assisti um vídeo, exibido na TV belga em 2005, veiculado pela UNICEF com o intuito de chamar atenção para as crianças vítimas da guerra civil no Burundi.

Pra quem não sabe (eu só soube que existia quando vi o vídeo), o Burundi é um pequeno país no centro africano, espremido entre Congo, Tanzânia e Ruanda, que já foi colonizado por Alemanha e Bélgica. Durante a década passada, explodiu uma guerra civil por lá.

Cansada de campanhas que exibem crianças mutiladas e desnutridas, a UNICEF pediu autorização à família do ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford), criador dos Smurfs, e criou um filme de pouco mais de vinte segundos, onde os “Azuizinhos” são bombardeados durante uma festa.

A TV belga só exibia o comercial após as 21h, para minimizar o número de crianças chocadas com a destruição e morte de personagens tão queridos no país. A ideia original seria mostrar mutilações e lacerações. Ao invés disso preferiram encerrar o filme com o choro do Bebê Smurf ao lado do cadáver da Smurfette.

O que acho mais incrível neste vídeo é a justificativa para a sua existência. É complicado pensar que, de certa forma, a vida de um Smurf vale mais que a de uma criança pobre. E essa relação não se restringe à Bélgica e ao Burundi. Seja no Brasil, EUA, China, Índia, Europa ou qualquer outro lugar, ficamos chocados e indignados com o que vemos em filmes e nos fechamos para o sofrimento real do mundo.

Comentários

  1. Ganthet disse:

    Valeu! Desenho super apropriado para a semana de Natal!