Reaprendendo a desenhar
Semana passada, estava eu curtindo meus primeiros dias de férias, quando recebo uma ligação pedindo um orçamento. Uma moça me pede ajuda no trabalho de conclusão de curso (no Mackenzie é TGI). Ela e a colega dela precisam de um auxílio na execussão do projeto, não com o volume da monografia.
Quando conversamos por telefone, e pelos emails que elas mandaram, não ficava exatamente claro, mas eu fiquei bem desconfiado que elas queriam, além de um diagramador, um ilustrador. Falando pessoalmente, a situação foi exclarecida: era isso mesmo. Resolvi aceitar o desafio.
Desenhar é um ato que se restringe ao meu período da faculdade: Não sabia desenhar antes; comecei o curso muito mal (saia quase chorando das aulas do lendário professor Luís Gê); mas fui melhorando.
Desenho de observação, composição, detalhamento, colorização, anatomia. Chegando às aulas de história em quadrinhos. Até voltar ao meu último semestre como aluno do Luís Gê, quando fui um dos uúnicos quatro (de mais de vinte) a fechar com nota 10,0 na disciplina Ilustração I. A satisfação foi tanta (para não dizer que fiquei emocionado) que até hoje tenho guardada a folha de caderno, na qual ele passou a relação de notas da classe.
No semestre seguinte, ainda tive mais aulas de ilustração. Dessa vez com Alexandre Jubran. Um cara que já desenhou a série mensal do Demolidor, diretamente para a Marvel, com roteiros de Kevin Smith. E se não me engano, este foi o último momento no qual estudei desenho.
Já se passaram mais de 5 anos desde então. Nesse período, não me lembro muito de ter desenhado. Agora, desafio aceito, espero não ter grandes dificuldades e conseguir ajudá-las da melhor forma que eu conseguir.
Nunca fui um Alex Ross, mas até que desenvolvi meu próprio estilo. Abaixo posto uma amostra: um desenho que usei no trabalho final que me rendeu a tal nota dez com o Luís Gê. Reconhece estes caras?
Por enquanto não entrarei em detalhes sobre o trabalho que farei com elas. Nem direi seus nomes. No final, se elas autorizarem, conto como foi aqui no blog, coloco as ilustrações no meu Flickr e acrescento o trabalho no meus portifólio.
HEY HO! LETS GO!
Na época, desenhei todos os Ramones (Joey, Johnny, Mark, C Jay, Richie, Tommy) mais o Gabba Gabba Hey, e o Dee Dee com dois visuais: de cabelo espetado e de óculos(acima), e cabelo comprido e sem óculos.
Joe e Clem não desenhei por nunca ter visto a cara deles.
Eu reorganizarei todos esses desenhos dos Ramones, mais alguns outros trabalhos de desenho e ilustração que fiz na faculdade e os colocarei no Flickr.