No próximo domingo (03/10) acontece o primeiro turno das eleições para Presidente, Governadores, Senadores e Deputados Federais e Estaduais.

Não estou aqui para defender a importância do voto, o exercício da cidadania ou a celebração da democracia. Apenas apelarei para o bom senso:

PARA DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL NÃO VOTEM NO MAIS RIDÍCULO OU NA MAIS GOSTOSA.

Não se esqueçam que nosso sistema eleitoral possui um mecanismos chamado proporcionalidade. Isso significa que você não vota só no candidato, mas no partido também. Ou seja, quando um candidato recebe uma votação exagerada, acaba levando de carona outros, que jamais chegariam lá pelas próprias forças. Em resumo: se sobrar o deputado eleito “empresta o que sobrar a outros”.

Então se você acha que votará no “Palhaço Lesado” ou na “Mulher Fruta” achando que são inofensivos, e assim você protestará contra os péssimos e manjados Parlamentares de sempre, lembre-se você votará indiretamente num pilantra qualquer.

Na verdade sou totalmente contra o voto nulo ou em branco, mas faço um apelo a todos:

SE VOCÊ QUER JOGAR SEU VOTO NO LIXO, CERTIFIQUE-SE, PELO MENOS, QUE ALGUÉM NÃO O TIRARÁ DE LÁ.

Já escolhi meu candidato à Assembéia Legislativo. Para a Câmara Federal ainda não. Mas certamente não pretendo brincar com coisa séria.