Compartilhando corretamente
Outro dia o cartunista Adão Iturrusgarai, o criador da Aline, perguntou no Facebook porque ele não conseguia compartilhar posts antigos do blog dele (http://adao.blog.uol.com.br/).
Expliquei a ele que para compartilhar um post específicamente, seja na rede que for, primeiro é preciso abrir o post individualmente e depois clicar no botão escolhido. Porém o blog dele não abre posts individualmente, então ele não conseguiria compartilhar publicações antigas.
Por que isso?
Porque quando você clica no botão curtir, twitty, +1 ou qualquer outro, o plugin por trás do botão compartilhará o link que estiver indicado na barra de endereços (borda vermelha), e como título da aba (borda amarela). Ou seja ele compartilha o site todo.
No caso do meu blog, para abrir um post específico basta clicar direto em seu título (borda verde). Veja a diferença:
Esta é a página principal do blog. Todos os post aparecem em sequência, do mais recente para o mais antigo. Se clicar em qualquer botão de qualquer post, compartilha o blog inteiro.
Este é um post aberto individualmente. Ao invés da publicação anterior, abaixo dele está a área de comentários. Note como agora o título da aba é o mesmo do post (ver abaixo). O endereço mudou, então escolha a rede que você costuma usar e clique no botão.
O botão longo compartilhar esconde dezenas de redes menos populares e mais direcionadas. Escolha a(s) sua(s) e espalhe meus posts pela web.