Agora, seis fotos minhas podem render dinheiro
Semana passada, o GettyImages, maior banco de imagens do mundo, selecionou seis fotos minhas para serem acrescentadas ao catálogo da empresa. Ou seja, estas seis imagens aciama, se forem aprovadas pelos editores da GettyImages, poderão me render alguns trocados.
Lembro-me de ter feito inscrição minha para entrar no GettyImages, mas não de ter indicado específicamente cada alguma delas, pois nenhuma está entre as minha preferidas, nem em seus respectivos álbuns. Os “olheiros” deles devem ter gostado dessas seis, no meio das minhas quase 2400 imagens publicadas no Flickr (site de compartilhamento de imagens conveniado com a GettyImages).
Falando um pouco de cada uma das seis:
- A primeira foi tirada no Parque da Aclimação, em São Paulo Capital. Curiosamente é a única das seis produzida para fins profissionais. Um cara me contratou para fazer um site, cuja a temática seira “Condomínios Urbanos & Lazer”. Ele me indicou um modelo a seguir, então decidi tirar uma série de fotos no parque para escolher uma para o site. O site já estava bem adiantado, o cara desistiu não avisou, e o trouxa aqui correu atrás do cara pelo menos para descobrir que ele não queria mais o serviço. Outra coisa interessante desta é que foi a única tirada com meu smartphone e não com minha câmera.
- A segunda foi tirada na Praça dos Girassóis, em Palmas. Esta aboboda abriga o Memorial da Coluna Prestes, e ela destoa totalmente da arquitetura do restante das construções praça. Porém sua autoria é inconfundível: nem preciso dizer quem desenhou esta edificação.
- Na minha última noite na Cidade de Goiás, resolvi ver com era a cidade colonial depois do pôr do Sol. Minha pousada ficava longe do Centro Histórico, por isso, apesar de ficar quase uma semana no lugar, demorei tanto para fazer um passeio noturno. Valeu a pena, o lugar ganhou uma magia indescritível.
- Vizitando um casal de amigos em Navegantes, eles me colocaram no carro e me aprentaram uma boa parte do litoral catarinense. Num desses passeios pelo estado, paramos numa praça central de Itajaí, onde me deparei com esta bela catedral com cara de “Castelo da Cinderela”. Acho que toda noiva sonharia em casar-se numa igreja assim.
- Por fim, as ultimas duas fotos foram tiradas em Paranaguá, o Mercado Municipal de Artezanato e uma vista panorâmica do Centro Histórico. Decidi viajar para lá quase em cima da hora, na imenda do feriado de Proclamação da República com o da Consciência Negra. A cidade está muito longe de ser o lugar mais encantador que já visitei, mas tem seu charme.
O contrato do GettyImages é extenso e complicado, no final não ganharei muita coisa. Pagam muito pouco por foto licenseada e só repassam algum dinheiro quando antinge-se um acumulado mínimo de 50US$. O Dinheiro é depositado em créditos no PayPal, que não tem convênio com meu banco. Ou seja, na prática não ganharei nada, mas, mesmo com todas as restrições do contrato de adesão, vale ter em meu currículo “seis fotos disponíveis no GettyImages”.